Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Apresentação

A Revista Multidisciplinar da UNIFIPMoc é um periódico especializado, nacional, aberto a contribuições da comunidade científica nacional, arbitrado e distribuído a leitores do Brasil e do mundo. Esta revista tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes para as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Sociais, promovendo a divulgação da produção de conhecimento das diversas áreas do saber e estimulando as relações interdisciplinares. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista Multidisciplinar do Centro Universitário FIPMoc, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas.

Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista, vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, como a tradução para outro idioma, sem a autorização do Conselho de Editores. Ao publicarem neste periódico, os autores declaram ciência da política de acesso aberto do periódico com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attribution (CC BY). Os textos são avaliados no formato duplo-cego e a critério do Conselho Editorial, via editores.

Os manuscritos deverão ser encaminhados, exclusivamente por via eletrônica, utilizando a plataforma de periódicos que encontra-se no endereço https://www.unifipmoc.edu.br/sites/proppexii/periodicos. Os interessados deverão criar um login e senha para acesso ao sistema, e seguir as orientações para submissão de manuscritos. Todo o acompanhamento para publicação dos trabalhados será feito através deste sistema.

Seções temáticas

Além dos artigos originais, que têm prioridade, a Revista Multidisciplinar do Centro Universitário FIPMoc publica artigos de revisão, ensaios, resenhas e relatos de experiência:

  • Artigo Original: trabalhos oriundos de pesquisas de natureza empírica ou experimental, original ou aplicada que possam ser replicadas ou generalizadas.
  • Artigo de Revisão: trabalhos que desenvolvam percursos analítico-interpretativos sobre a literatura científica, explorando sua categorização temática e métrica.
  • Relato de Experiência: trabalhos que descrevam experiências exitosas ou de interesse aos profissionais da área, casos clínicos ou situações peculiares de determinada área do conhecimento, que possam ser úteis aos leitores pela escassez de literatura e/ou pela raridade ou notoriedade do evento.
  • Ensaio: textos de abordagem fluida e técnica sobre fenômenos ou contextos sociais amplos, bem como notas técnicas, relatos etnográficos ou produção audiovisual.
  • Resenha: textos que abordam obras seminais da literatura científica, contribuindo para a difusão e disseminação do conhecimento.
  • Entrevista: textos em formato de entrevista destinados a teóricos de amplo reconhecimento público, autores de referência ou figuras públicas de ampla abrangência sobre determinada área do conhecimento.

Recomendações para a preparação dos textos

Os textos enviados devem ter a objetividade como princípio básico. O(s) autor(es) deve(m) deixar claro quais as questões que pretende responder ou o objetivo proposto. A estrutura de seções para a organização do texto é flexível. No entanto, a construção do trabalho deve permitir a compreensão da proposta com introdução, percurso metodológico, apresentação e discussão de resultados e considerações finais ou conclusão.

Os textos devem seguir o padrão de formatação constante no template disponibilizado pela revista e enviados em formato aberto (Word ou equivalente, e não em pdf), acessado pelo link abaixo. 

Ao acessar o template, clique em Arquivo e depois em Fazer download para editar sua própria versão

Template para submissão de trabalhos  (ao abrir, clique em Arquivo, a seguir em Fazer download e selecione a opção desejada)

As colaborações devem ser enviadas em formato aberto (Microsoft Word ou similares, e não em pdf) seguindo os critérios da seção em que se enquadra e as diretrizes do template. Os textos devem ser formatados com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, e alinhamento justificado. As exceções são reservadas às citações diretas longas, epígrafes e notas de rodapé que devem ser apresentadas com fonte no tamanho 10 e espaçamento simples.

O trabalho deve ser iniciado com título informativo e que permita a compreensão da proposta, sendo apresentado em negrito, caixa alta e tamanho 14. Adicionalmente, devem ser apresentadas versões em inglês e espanhol do título. A identificação do trabalho, quando solicitada, deve apresentar nome completo de seus autores e minibiografia contendo maior titulação e filiação institucional, bem como e-mail de contato e ID ORCID.

Todos os trabalhos devem ser precedidos de resumo que apresente a síntese da proposta em sua contextualização, objetivos, métodos empregados, principais resultados e conclusão com a extensão de 150 a 200 palavras. A seguir, devem ser providenciadas de 3 a 5 palavras-chave, preparadas a partir de descritores competentes e/ou que sintetizem as temáticas abordadas. Versões em inglês e espanhol devem ser providenciadas com tradução competente para o resumo e palavras-chave.

Figuras, gráficos, tabelas e quadros devem ser apresentados no corpo do texto com resolução que permita boa visibilidade e leiturabilidade. Tais recursos devem ser apresentados com numeração sequencial, título e ao final, sua fonte. Citações e referências devem ser apresentadas conforme as normativas pertinentes e atuais da ABNT: NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente.

Para os trabalhos que envolvem pesquisas com seres humanos, deve-se apresentar no corpo do texto ou em nota de rodapé as informações acerca de sua aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e as resoluções n. 466 que regula a pesquisa com seres humanos e n. 510 para estudos em Ciências Humanas e Sociais, quando for oportuno.

O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas alistadas como autores, no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação de dados, redação e revisão crítica. Os trabalhos publicados restringem-se a, no máximo, seis autores. A Revista Multidisciplinar acolhe trabalhos de que possuam até 5 autores. Exceções podem ser justificadas à equipe editorial no momento da submissão no campo de informações complementares.

O periódico está aberto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores são convidados a colaborar. Recomenda-se que graduandos e graduados submetam trabalhos em coautoria com seu professor orientador. Cada manuscrito deve indicar o nome de um autor responsável pela correspondência com e-mail para contato e informações atualizadas.

Processo de avaliação e submissão

Os manuscritos submetidos ao periódico, desenvolvidos com base no template disponível, que atenderem às diretrizes de publicação e que se coadunarem com sua política editorial são encaminhados para revisão por pares de forma anônima e independente. Após análise do mérito científico da contribuição, o parecer é encaminhado ao autor responsável pelo contato. Os manuscritos aceitos poderão sofrer alterações segundo critérios dos revisores e do corpo editorial, e a publicação estará condicionada à aprovação final dos autores.

Os manuscritos deverão ser enviados exclusivamente por via eletrônica, sem qualquer identificação. O texto apresentado deve suprimir as possibilidades de identificação dos autores ou da instituição onde o estudo foi realizado. Recomenda-se que os autores também encaminhem carta de submissão anexa solicitando a avaliação para publicação. A revista não pratica cobrança de taxas em nenhuma etapa do processo editorial.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.</li >
  • O texto foi editado conforme o template próprio (clique aqui para acessar, em seguida clique em Arquivo e depois em Fazer download)
  • Certifique-se de inserir corretamente o nome completo, e-mail, minibiografia e ORCID de cada autor na seção correspondente.
  • O trabalho deve ser enviado em Word ou documento de texto equivalente, e não em pdf.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • O texto foi produzido em conformidade com as normas NBR 10520 (citações) atualizada em 2023 e NBR 6023 (referências) atualizada em 2020 da ABNT.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Artigos Originais

Trabalhos oriundos de pesquisas aplicadas originais concluídas ou em andamento, permitindo a exploração teórico-metodológica de diferentes objetos e contextos. Espera-se textos que possuam entre 6 e 10 mil palavras, com exceções devidamente justificadas à equipe editorial.

Artigos de Revisão

Trabalhos que articulem a atualidade da literatura em objetos de estudo de múltiplas áreas em revisões bibliográficas, sistemáticas e estudos bibliométricos diversos. Espera-se textos que possuam entre 6 e 10 mil palavras, com exceções devidamente justificadas à equipe editorial.

Ensaios

Textos que explorem diferentes objetos, aspectos e contextos do conhecimento com viço analítico e interpretativo como textos etnográficos, produções audiovisuais, relatórios de pesquisas e outras poéticas textuais. Espera-se textos que possuam entre 3 e 6 mil palavras, com exceções devidamente justificadas à equipe editorial.

Relato de Experiência

Textos que descrevam processos de investigativos, extensionistas ou de produção cultural com aporte de pesquisa aplicada, abordando experiˆências de articulação de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que o texto possua de 3 a 6 mil palavras, com exceções justificadas à equipe editorial.

Entrevistas

Textos em formato de entrevista destinado a teóricos de amplo reconhecimento público, autores de referência ou figuras públicas de ampla abrangência sobre determinada área do conhecimento. Espera-se que o trabalho apresente até 4 mil caracteres, com exceções justificadas à equipe editorial.

Resenhas

Textos que desenvolvam reflexões e resenhas de obras literárias seminais de diferentes áreas do conhecimento com articulação à comunidade acadêmica. Espera-se textos que possuam entre 2 e 6 mil palavras, com exceções devidamente justificadas à equipe editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.