A arte do consumo

inteligência artificial na indústria musical sul-coreana

Autores

  • Emily Gabriela dos Santos Alves Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Autor

Palavras-chave:

Inteligência artificial, K-pop, Indústria cultural, Música, Consumo

Resumo

O crescente papel da inteligência artificial (IA) tem suscitado debates sobre seus princípios e ética, à medida que se torna mais presente na sociedade. Isso gera conflitos, destacando a substituição do trabalho humano por tecnologia, que pode priorizar o lucro em detrimento do trabalho manual, afetando a cultura de consumo. O estudo proposto se concentra na análise dos efeitos da IA no espaço ocupado pelos humanos, com foco na indústria musical sul-coreana, explorando as complexidades culturais e sociais envolvidas. A compreensão das diferenças entre o ideal e o ético na relação entre IA e atividade humana é crucial para refletir sobre as implicações da tecnologia. O debate em torno dessas contradições é essencial para estabelecer diretrizes éticas e políticas que orientem o uso responsável da IA, buscando maximizar benefícios e minimizar riscos. Por meio da análise do potencial de mercado e da influência sobre o consumidor final, tendo como fonte de pesquisa os fãs brasileiros de K-pop, foi possível identificar a manipulação na gestão da indústria musical e os impactos sociais do uso da IA, com suas vantagens e desvantagens para as marcas, indústrias e consumidores.

Biografia do Autor

  • Emily Gabriela dos Santos Alves, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

    Doutoranda em Desenvolvimento Social e mestra em Letras/Estudos Literários (Unimontes). Professora da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Gabriela dos Santos Alves, E., & Nogueira do Amaral Ferreira, A. (2024). A arte do consumo: inteligência artificial na indústria musical sul-coreana. Revista Multidisciplinar, 37(1), 24-40. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/11