Quando o fim também é começo

uma resenha da obra "É Assim que Acaba" de Colleen Hoover

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Romance

Resumo

A obra É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover, vai além de um simples romance e se aprofunda em questões sociais e emocionais complexas. A história, ao abordar o ciclo de abuso, reflete sobre como dinâmicas de violência impactam a vida de suas vítimas e perpetuam o sofrimento. Hoover utiliza uma narrativa intensa para explorar temas como abuso psicológico, violência de gênero e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para romper com esses ciclos. Para tanto, resenha a seguir se propõe a analisar esses aspectos, destacando a importância da obra na discussão sobre violência doméstica e a reconstrução da identidade das mulheres após o abuso.

Biografia do Autor

  • Lucas Matheus Araujo Bicalho, Unimontes

    Mestrando em História pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduado em História - Licenciatura pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e ao PPGH. Também é membro do Centro de Memória do Esporte (CEMESP), também associado à Unimontes.

  • Anabele Cristine Lisboa Santos, Unimontes

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduada em História pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Sua linha de pesquisa concentra-se nas áreas de Ensino de História, História, Literatura e relações de gênero e étnico-raciais

Referências

LÈVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco.Petrópolis: Vozes, 1976.

OLIVEIRA, B. Tudo o que Colleen Hoover fala sobre feminismo em “É assim que acaba”. Revista Direito e Feminismos, Salvador, BA, v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://revdirfem.emnuvens.com.br/revista/article/view/30. Acesso em: 7 nov. 2024.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SANTIAGO, Angélica; BORGES, Lize.Violência Psicológica de Gênero no Direito Civil. São Paulo: Blimunda, 2022.

TOLEDO, Marina. Quem é Colleen Hoover, autora do best-seller “É Assim Que Acaba”. São Paulo: CNN Brasil, 14 jan. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/quem-e-colleen-hoover-autora-do-best-seller-e-assim-que-acaba/. Acesso em: 07 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

Araujo Bicalho, L. M., & Lisboa Santos, A. C. . (2025). Quando o fim também é começo: uma resenha da obra "É Assim que Acaba" de Colleen Hoover. Revista Multidisciplinar, 38(1), 1-9. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/114