A midiatização e o marketing cristão

estratégias e cenários

Autores

  • João Marcos Agapito Rabello Gomes Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Ana Gabriela Gonçalves Ribeiro Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Marketing, Cristianismo, Mídias sociais, Midiatização

Resumo

A fé cristã, desde seus primórdios, tem o objetivo de difusão da comunidade, destacando o evangelismo como uma missão. No contexto protestante, o evangelismo pode ser considerado um processo de marketing. Estratégias antigas, como discursos públicos, coexistem com abordagens contemporâneas, como o uso de redes sociais. Esta pesquisa explora a relação entre comunicação, midiatização e marketing cristão, observando como a igreja se adapta às mudanças culturais, destacando a importância do marketing na difusão da fé e ressaltando como as práticas eclesiásticas evoluíram para se alinhar às transformações da comunicação. As instituições religiosas reconhecem a importância das estratégias de marketing e integram-se à midiatização. O uso de redes sociais e estratégias como tráfego pago impulsionam o crescimento das igrejas evangélicas, assim como eventos religiosos são planejados incorporando elementos de marketing. A diversidade de conteúdo reflete a influência do marketing na comunicação da fé e, apesar das polêmicas, o marketing desempenha um papel significativo no crescimento das igrejas, contribuindo para sua expansão. A adaptação da igreja aos avanços comunicacionais é evidente. Diante do processo de midiatização, a religião busca se relacionar com novos meios de comunicação, enfrentando desafios como a influência do secularismo. O uso crescente das redes sociais e a abordagem incisiva em temas como cultura e política refletem uma postura mais ativa e controversa da igreja na contemporaneidade. Destarte, o crescimento das igrejas evangélicas pode e deve ser associado à adesão do marketing, destacando como produção de conteúdo, linguagens adequadas e técnicas de divulgação potencializam o alcance da fé.

Biografia do Autor

  • João Marcos Agapito Rabello Gomes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Ana Gabriela Gonçalves Ribeiro, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Mestra em Letras/Estudos Literários (Unimontes). Professora da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Marcos Agapito Rabello Gomes, J., & Gabriela Gonçalves Ribeiro, A. (2024). A midiatização e o marketing cristão: estratégias e cenários. Revista Multidisciplinar, 37(1), 61-85. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/13