A midiatização e o marketing cristão
estratégias e cenários
Palavras-chave:
Marketing, Cristianismo, Mídias sociais, MidiatizaçãoResumo
A fé cristã, desde seus primórdios, tem o objetivo de difusão da comunidade, destacando o evangelismo como uma missão. No contexto protestante, o evangelismo pode ser considerado um processo de marketing. Estratégias antigas, como discursos públicos, coexistem com abordagens contemporâneas, como o uso de redes sociais. Esta pesquisa explora a relação entre comunicação, midiatização e marketing cristão, observando como a igreja se adapta às mudanças culturais, destacando a importância do marketing na difusão da fé e ressaltando como as práticas eclesiásticas evoluíram para se alinhar às transformações da comunicação. As instituições religiosas reconhecem a importância das estratégias de marketing e integram-se à midiatização. O uso de redes sociais e estratégias como tráfego pago impulsionam o crescimento das igrejas evangélicas, assim como eventos religiosos são planejados incorporando elementos de marketing. A diversidade de conteúdo reflete a influência do marketing na comunicação da fé e, apesar das polêmicas, o marketing desempenha um papel significativo no crescimento das igrejas, contribuindo para sua expansão. A adaptação da igreja aos avanços comunicacionais é evidente. Diante do processo de midiatização, a religião busca se relacionar com novos meios de comunicação, enfrentando desafios como a influência do secularismo. O uso crescente das redes sociais e a abordagem incisiva em temas como cultura e política refletem uma postura mais ativa e controversa da igreja na contemporaneidade. Destarte, o crescimento das igrejas evangélicas pode e deve ser associado à adesão do marketing, destacando como produção de conteúdo, linguagens adequadas e técnicas de divulgação potencializam o alcance da fé.
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