Korean wave
A influência do marketing de entretenimento na propagação da cultura sul-coreana
Palavras-chave:
Cultura coreana, Consumo, Indústria cultural, MidiatizaçãoResumo
Diante aos inúmeros problemas financeiros que a Coreia do Sul enfrentava, o governo mudou a forma do Estado “ganhar” dinheiro, tornando a Coreia em um país extremamente legal e diferente, sendo a única nação que não possuía a língua inglesa como idioma, mas que iria exportar com sucesso a sua cultura pop pelo mundo. Desse modo, a Coreia do Sul começou a investir na indústria de entretenimento, transformando objetos e produções sul-coreanas em um movimento que, certamente, possibilitaria a exportação. Com isso, nos últimos anos, o país tornou-se influência na moda, referência nos conteúdos de beleza, e, obtendo consumação em um nível elevado de seus conteúdos de entretenimento, e, até mesmo, a alta demanda de procura pelo turismo e culinária, e tudo isso devido aos seus produtos de disseminação da cultura sul-coreana no mundo, o k-pop e k-drama. Este estudo teve como objetivo analisar a Korean Wave tendo como base a influência do marketing de entretenimento e a atuação do k-drama e k-pop no crescimento da consumação da cultura sul-coreana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e quanto aos seus procedimentos, pesquisa de campo e netnografia, foi utilizado como fonte de dados a rede social Twitter onde foi analisado o comportamento dos usuários selecionados com base nos critérios e uma pesquisa online. E, tendo em vista o estudo proposto, concluiu-se que a disseminação da hallyu no mundo ocorreu graças à globalização, pois foi por meio desta que os meios de comunicação tornaram-se mais acessíveis, e, através do progresso tecnológico veio a internet e a invenção de novas plataformas de comunicação onde foi possível a propagação desta cultura por meio dos dois disseminadores da onda cultural, o k-pop e o k-drama, com a ajuda do marketing de entretenimento e suas estratégias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.