Korean wave

A influência do marketing de entretenimento na propagação da cultura sul-coreana

Autores

  • Ingrid Isabel Sousa Araújo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Jullie Bittencourt Dantas Moreira Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Cultura coreana, Consumo, Indústria cultural, Midiatização

Resumo

Diante aos inúmeros problemas financeiros que a Coreia do Sul enfrentava, o governo mudou a forma do Estado “ganhar” dinheiro, tornando a Coreia em um país extremamente legal e diferente, sendo a única nação que não possuía a língua inglesa como idioma, mas que iria exportar com sucesso a sua cultura pop pelo mundo. Desse modo, a Coreia do Sul começou a investir na indústria de entretenimento, transformando objetos e produções sul-coreanas em um movimento que, certamente, possibilitaria a exportação. Com isso, nos últimos anos, o país tornou-se influência na moda, referência nos conteúdos de beleza, e, obtendo consumação em um nível elevado de seus conteúdos de entretenimento, e, até mesmo, a alta demanda de procura pelo turismo e culinária, e tudo isso devido aos seus produtos de disseminação da cultura sul-coreana no mundo, o k-pop e k-drama. Este estudo teve como objetivo analisar a Korean Wave tendo como base a influência do marketing de entretenimento e a atuação do k-drama e k-pop no crescimento da consumação da cultura sul-coreana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e quanto aos seus procedimentos, pesquisa de campo e netnografia, foi utilizado como fonte de dados a rede social Twitter onde foi analisado o comportamento dos usuários selecionados com base nos critérios e uma pesquisa online. E, tendo em vista o estudo proposto, concluiu-se que a disseminação da hallyu no mundo ocorreu graças à globalização, pois foi por meio desta que os meios de comunicação tornaram-se mais acessíveis, e, através do progresso tecnológico veio a internet e a invenção de novas plataformas de comunicação onde foi possível a propagação desta cultura por meio dos dois disseminadores da onda cultural, o k-pop e o k-drama, com a ajuda do marketing de entretenimento e suas estratégias.

Biografia do Autor

  • Ingrid Isabel Sousa Araújo, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Jullie Bittencourt Dantas Moreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Especialista em Metodologias Ativas e em Comunicação na Era Digital (UNIFIPMoc). Professora da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Isabel Sousa Araújo, I., & Bittencourt Dantas Moreira, J. (2024). Korean wave: A influência do marketing de entretenimento na propagação da cultura sul-coreana. Revista Multidisciplinar, 37(1), 86-121. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/14