Técnicas de Fisioterapia utilizadas em recém-nascidos e lactantes com disfunções respiratórias
Palavras-chave:
Nascituro, Lactante, ReabilitaçãoResumo
Introdução: As disfunções respiratórias são afecções muito presentes em recém-nascidos e lactantes em unidades neonatais, fazendo-se necessário as intervenções fisioterapêuticas para minimizar os riscos de complicações e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivo: Este estudo tem a intenção de analisar técnicas de fisioterapia aplicadas a neonatos e lactantes com disfunções respiratórias, avaliando sua eficácia e impacto no tratamento de patologias e condições respiratórias específicas. Metodologia: O presente estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica descritiva, no qual foram utilizados 7 artigos científicos correspondentes ao intervalo do ano de 2012 a 2024, por buscas informatizadas através de bancos de dados como Google Acadêmico, PubMed e Scielo. Resultados: Os resultados alcançados nas pesquisas revisadas apontam grandes avanços na compreensão e no tratamento de condições críticas em recém-nascidos, especialmente os prematuros. Em suma, essas evidências demonstram a complexidade do cuidado neonatal e a importância de pesquisas para otimizar as intervenções e os resultados para esta população vulnerável. Conclusão: Os estudos destacam a importância de uma abordagem fisioterapêutica especializada, sendo direcionada às particularidades anatômicas e fisiológicas dos pacientes pediátricos, para prevenir o desenvolvimento de complicações e também promover uma melhora significativa na saúde respiratória e no desenvolvimento desses indivíduos.
Referências
COPPO, MARIA R. C., MÔNICA S., STOPIGLIA. Principais Técnicas de Fisioterapia Respiratória em Pediatria. Blucher Medical Proceedings, 1(4), novembro, volume 1, 2014.
COSTA, B. R., & PERUZZO, S. A. F. O lúdico na fisioterapia respiratória pediátrica: revisão de literatura. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 9, n. 2, p. 442, 2023.
JOHNSTON,C.;COMARU,T.;ZANETTI,N.M. Recomendação brasileira de fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, V. 24, n. 2, p. 119–129, junho, 2012.
MAIA, F. E. S. A fisioterapia nas unidades de terapia intensiva neonatal. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 64-65, 2016.
MELO, W. F.; OLIVEIRA, T. L. L., Saldanha, H. G. A. C.; OLIVEIRA, M. J. S. As principais afecções respiratórias no neonato. Revista Eletrônica de Biomedicina, Enfermagem e Saúde (REBES), v. 5, n. 3, p. 36-42, jul-set, 2015.
PEREIRA, F. S.; VENEZIANO, L. S. N. Fisioterapia respiratória e terapia intensiva / Respiratoryphysiotherapy and intensive care. Brazilian Journal of Health Review, V. 4, n. 6, p. 24540–24564, novembro, 2021.
TOMÉ, P.; CARVALHO, I.; FERRAZ, C; ABREU,P. Intervenção do Fisioterapeuta na disfunção respiratória em Pediatria da comunidade à agudização. iFisionline, V.2, p. 35–35, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thalita da Silva Gomes, Alexandre Filipe Santana Rocha, Ricardo Câmara Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.