O enfermeiro da Atenção Primária e o conhecimento sobre suporte básico de vida na parada cardiorespiratória
uma revisão
Palavras-chave:
Suporte básico de vida, Atenção Primária em Saúde, EnfermagemResumo
As unidades de Atenção Primária à Saúde parte do componente pré-hospitalar fixo e devem ser estruturadas para prover atendimento resolutivo em casos de urgência considerados de baixa complexidade, sendo muitas vezes a porta de entrada para determinadas situações de urgência e emergência, como a parada cardiorrespiratória. O profissional enfermeiro que atua nestas unidades deve estar preparado e ter o conhecimento adequado para conduzir esses casos. Este estudo teve como objetivo investigar através de produção científica, o conhecimento dos profissionais de enfermagem que atuam na atenção básica à saúde sobre o suporte básico de vida na parada cardiorrespiratória. Neste sentido, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura por meio de bases de dados secundários. Os resultados evidenciaram um conhecimento insuficiente dos profissionais enfermeiros e a necessidade de capacitação de forma continuada e atualizada, bem como suporte técnico e estrutural para realização das ações. O que demonstra uma carência de conhecimento e evidenciando a necessidade de cursos de capacitação e atualização, pois a melhora destas deficiências é uma necessidade premente que pode melhorar significativamente os desfechos de saúde dos pacientes.
Referências
AMERICAN HEART ASSOCIATION. (2020). Highlights of the 2020 American Heart Association Guidelines for CPR and ECC.
BRANDÃO, M., et al. (2020). Autoconfiança, conhecimento e habilidade acerca da ressuscitação cardiopulmonar de internos de enfermagem. Revista Cuidarte, 11(2), e982. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1118342. Acesso em 01 de Ago de 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Primária. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps. Acesso em 15 de Jul de 2024.
COOK, D. A., et al. (2012). Technology-enhanced simulation for health professions education: a systematic review and meta-analysis. JAMA.
DIAZ, F. B. B. S.; et al. Conhecimento dos enfermeiros sobre o novo protocolo de ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Enferm. Cent.-Oeste Min., v. 7, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1822. Acesso em 25 de setembro de 2024.
Jeffries PR, Rodgers B, Adamson K. NLN Jeffries Simulation Theory: Brief Narrative Description. Nurs Educ Perspect. 2015 Sep-Oct;36(5):292-3.
LAVONAS, E., et al. (2020). Destaques das diretrizes de RCP e ACE. American Heart Association, 2020. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf. Acesso em: 02 de Set de 2024.
LIAW, S. Y., et al. (2016). Development and psychometric testing of a Clinical Performance Evaluation Scale for simulated learning environments in healthcare. Nurse Education Today.
LIMA, N.T., SANTANA, J.P., and PAIVA, C.H.A., orgs. Saúde coletiva: a Abrasco em 35 anos de história. Rio de Janeiro: editora FIOCRUZ, 2015, 322 p. ISBN: 978-85-7541-590-0. Available from: doi: 10.7476/9788575415900. Disponível em: http://books.scielo.org/id/q4gzb/epub/lima-9788575415900.epub. Acesso em 01 Ago de 2024.
MENDES, K, SILVEIRA, R E GALVÃO, C. (2008). Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem. 17. 10.1590/S0104-07072008000400018.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): Manual instrutivo para as equipes de atenção básica e NASF. Brasília: Ministério da saúde; 2017.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
MORAES, C. L.; VASCONCELOS, P. R.; SOUZA, E. A.; BELLAGUARDA, M. L.R. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre a reanimação. Rev. Enferm. Cent.-Oeste Min., 2017. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1779. Acesso em 25 de setembro de 2024.
OLIVEIRA, M.; FERREIRA TRINDADE, M. Atendimento de urgência e emergência na Rede de Atenção Básica de Saúde: análise do papel do enfermeiro e o processo de acolhimento. Revista Hórus, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 160–171, 2022. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/959. Acesso em: 15 out. 2024.
PERKINS, G. D., et al. (2015). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 1. Executive summary. Resuscitation.
SILVA, J. M.; COSTA, A. C.; OLIVEIRA, R. R. Capacitação de Profissionais de Enfermagem para Suporte Básico de Vida em Unidades de Atenção Primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 4, p. 1015-1022, 2019.
SILVA, R. C. S.; RODRIGUES, J.; NUNES, N. A. H. Parada cardiorrespiratória e educação continuada em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. Ciênc. Méd., 2016. Disponível em https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/3391. Acesso em 24 de setembro de 2024.
SMITH, T., et al. (2018). Strengthening the Primary Health Care Workforce through integration of refugees in supportive communities in rural areas (SPICeR). Journal of Primary Healthcare.
SOARES S, LIMA L, CASTRO A. O papel da atenção básica no atendimento às urgências: um olhar sobre as políticas. JMPHC. Journal of Management and Primary Health Care, América do Norte, 2014; 5(2): 170-177.
SOAR, J., et al. (2015). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 3. Adult advanced life support. Resuscitation.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Cassiano Silva, Andréia Rodrigues Oliveira , Emilly Emanuelle Queiroz Alves , Geovanna Moraes duraes , Richard Renan Soares Barbosa, Hellen Juliana Costa Diniz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.