Cultura organizacional em micro e pequenas empresas:

uma análise com base em Montes Claros/MG

Autores

  • Gabriel Bessa Figueiredo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Thales Henrique Queiroz Carvalho Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Clima organizacional, Comunicação interna

Resumo

O Brasil é um país com um enorme número de empresas sendo criadas todos os dias. A maior parte dessas empresas se enquadram como “Micro ou Pequenas Empresas (MPE)”. Apesar disso, a cultura organizacional é um tema tratado como relevante especialmente em empresas de médio e grande porte. Isso faz com que seja menos discutido como empresas significativamente menores tratam do assunto e agem em relação a ele. Em decorrência disso, esse trabalho visa entender como as microempresas do Brasil trabalham a sua cultura organizacional, e como isso pode afetar os resultados e a eficiência de sua operação. A pesquisa foi feita na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Foi utilizado um questionário de 7 perguntas elaborado para entender a percepção dos proprietários de micro e pequenas empresas sobre cultura e clima organizacional. A pesquisa se caracteriza como quantitativa de caráter exploratório. Observou-se que os participantes da pesquisa possuem em sua maioria conhecimento sobre cultura organizacional e que investem esforços para aprimorá-la em sua empresa, além de possuírem um clima organizacional satisfatório. Houveram no entanto participantes que, mesmo sem demonstrar conhecimento prévio sobre o termo específico, afirmaram se esforçar ativamente para melhorar este aspecto do seu negócio. Dessa maneira, esse estudo se faz relevante socialmente por demonstrar características pouco conhecidas em relação à cultura das micro e pequenas empresas brasileiras, podendo ser utilizado como para embasar teorias, estudos e análises feitas no futuro em relação ao tema.

Biografia do Autor

  • Gabriel Bessa Figueiredo, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Thales Henrique Queiroz Carvalho, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Especialista em Gestão de Negócios e Marketing (FANART). Professor da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Bessa Figueiredo, G., & Henrique Queiroz Carvalho, T. (2024). Cultura organizacional em micro e pequenas empresas:: uma análise com base em Montes Claros/MG. Revista Multidisciplinar, 37(1), 156-173. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/17