Cultura organizacional em micro e pequenas empresas:
uma análise com base em Montes Claros/MG
Palavras-chave:
Cultura organizacional, Clima organizacional, Comunicação internaResumo
O Brasil é um país com um enorme número de empresas sendo criadas todos os dias. A maior parte dessas empresas se enquadram como “Micro ou Pequenas Empresas (MPE)”. Apesar disso, a cultura organizacional é um tema tratado como relevante especialmente em empresas de médio e grande porte. Isso faz com que seja menos discutido como empresas significativamente menores tratam do assunto e agem em relação a ele. Em decorrência disso, esse trabalho visa entender como as microempresas do Brasil trabalham a sua cultura organizacional, e como isso pode afetar os resultados e a eficiência de sua operação. A pesquisa foi feita na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Foi utilizado um questionário de 7 perguntas elaborado para entender a percepção dos proprietários de micro e pequenas empresas sobre cultura e clima organizacional. A pesquisa se caracteriza como quantitativa de caráter exploratório. Observou-se que os participantes da pesquisa possuem em sua maioria conhecimento sobre cultura organizacional e que investem esforços para aprimorá-la em sua empresa, além de possuírem um clima organizacional satisfatório. Houveram no entanto participantes que, mesmo sem demonstrar conhecimento prévio sobre o termo específico, afirmaram se esforçar ativamente para melhorar este aspecto do seu negócio. Dessa maneira, esse estudo se faz relevante socialmente por demonstrar características pouco conhecidas em relação à cultura das micro e pequenas empresas brasileiras, podendo ser utilizado como para embasar teorias, estudos e análises feitas no futuro em relação ao tema.
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