Sistemas de moda e consumo geracional
geração Z, consumo e identidade
Palavras-chave:
Moda, Geração Z, Consumo, Identidade, ComportamentoResumo
O contexto da moda nas sociedades contemporâneas perpassa uma dinâmica de reviravoltas quando se analisa os padrões de consumo, como também o seu papel social na vida dos indivíduos. A partir desse histórico é cabível haver questionamentos acerca do futuro da moda e de como se darão as configurações de consumo diante da constante emergência de novas tendências. Para além de uma análise geral do comportamento de consumo, analisa-se também as disparidades desses quando são analisados sob uma perspectiva geracional, de maneira a evidenciar a gen z. Este trabalho tem como objetivo comparar as disparidades de consumo e mindstyle da Geração Z quanto à efemeridade de tendências e construção de identidade. Em relação à pesquisa, o trabalho classifica-se como um estudo quantitativo e qualitativo de caráter exploratório. Quanto à coleta de dados, a pesquisa aconteceu no ambiente virtual, com a aplicação de questionários com questões objetivas, como também discursivas, a fim de se analisar a subjetividade dos dados. Pressupõe-se por este estudo uma clara predisposição da Geração Z pelo mercado fast fashion, isto é, uma busca por produtos de rápido giro, os quais em sua maioria são massificados. Ademais, estabeleceu-se também uma relação entre esse tipo de consumo com a aceleração de comportamento pelas redes sociais e com o parâmetro socioeconômico desses indivíduos.
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