Sistemas de moda e consumo geracional

geração Z, consumo e identidade

Autores

  • Fabrício Fernandes Pinheiro Filho Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Moda, Geração Z, Consumo, Identidade, Comportamento

Resumo

O contexto da moda nas sociedades contemporâneas perpassa uma dinâmica de reviravoltas quando se analisa os padrões de consumo, como também o seu papel social na vida dos indivíduos. A partir desse histórico é cabível haver questionamentos acerca do futuro da moda e de como se darão as configurações de consumo diante da constante emergência de novas tendências. Para além de uma análise geral do comportamento de consumo, analisa-se também as disparidades desses quando são analisados sob uma perspectiva geracional, de maneira a evidenciar a gen z. Este trabalho tem como objetivo comparar as disparidades de consumo e mindstyle da Geração Z quanto à efemeridade de tendências e construção de identidade. Em relação à pesquisa, o trabalho classifica-se como um estudo quantitativo e qualitativo de caráter exploratório. Quanto à coleta de dados, a pesquisa aconteceu no ambiente virtual, com a aplicação de questionários com questões objetivas, como também discursivas, a fim de se analisar a subjetividade dos dados. Pressupõe-se por este estudo uma clara predisposição da Geração Z pelo mercado fast fashion, isto é, uma busca por produtos de rápido giro, os quais em sua maioria são massificados. Ademais, estabeleceu-se também uma relação entre esse tipo de consumo com a aceleração de comportamento pelas redes sociais e com o parâmetro socioeconômico desses indivíduos.

Biografia do Autor

  • Fabrício Fernandes Pinheiro Filho, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutoranda em Desenvolvimento Social e mestra em Letras/Estudos Literários (Unimontes). Professora da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Fernandes Pinheiro Filho, F., & Nogueira do Amaral Ferreira, A. (2024). Sistemas de moda e consumo geracional: geração Z, consumo e identidade. Revista Multidisciplinar, 37(1), 174-191. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/18