Enquadramentos narrativos e metanarrativas do racismo em Corra! (2017)
Palavras-chave:
Cinema, Horror, Racismo, Narrativa, Crítica socialResumo
Não muito tempo atrás muitos temas importantes como racismo, descriminação e preconceito, não eram abordados com tanta frequência e principalmente em forma de exibições culturais como na indústria cinematográfica. Gêneros cinematográficos como o horror se mostraram bastante significativos para abordagem dessas temáticas, a pesquisa a seguir apresenta a metanarrativa de como o diretor e roteirista negro Jordan Peele, abordou de maneira precisa a temática do racismo em um longa-metragem de horror chamado “Corra!” (2017). Tudo são processos, para que o diretor de cinema pudesse roteirizar um longa de extrema riqueza e detalhamento, primeiro é necessário entender como essa abordagem ao horror pode impactar ao apresentar temáticas fortes tendo um grande papel na sociedade para fazer com que ela não apenas consuma um simples conteúdo, mas sim passe a refletir e estudar temas relevantes como o racismo. Além de analisar e explicar trechos presentes no filme de maneira semiótica, o roteiro e as metanarrativas aplicadas por Peele, transcrevendo o porque é impactante e como isso se torna impactante, proporcionando uma discussão clara de como todos os elementos envolvidos mexem com o espectador, apresentando aqueles que não entendem profundamente da temática do racismo, e criando identificação para todos aqueles que carregaram o fardo histórico do racismo a vida toda e vivem essa dor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.