As intermitências distópicas e epidêmicas das cidades brasileiras

um diálogo com Saramago

Autores

  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Diogo Pataro dos Santos Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Autor
  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Espaço urbano, Pandemia, Utopismo, Desigualdade, Cotidiano

Resumo

A pandemia de COVID-19 se configurou como uma crise sanitária de proporção fractal. Isto é, suas contraturas revelaram crises para além da saúde pública, expondo crises e colapsos socioeconômicos e políticos em diferentes escalas do espaço global. No Brasil, a evolução atroz da doença e a insalubridade em sua gestão, acenaram para um vertiginoso quadro de mortes, criando dos noticiários ao imaginário um quadro de dessensibilização distópica. Toda crise tem duas faces, a utópica e a distópica, interpolando-se para mediar as relações e acontecimentos do cotidiano. Desse modo, este trabalho procurou associar o contexto pandêmico no Brasil e a produção do espaço urbano, ora utópica, ora distópica, promovendo espacializações e espacialidades cotidianas desiguais. Adota-se como interlocução para reflexão deste contexto, a obra As intermitências da morte (2005) de José Saramago, buscando na literatura ficcional o viço interpretativo para os cenários aflitivos da vida na cidade.

Biografia do Autor

  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutoranda em Desenvolvimento Social e mestra em Letras/Estudos Literários (Unimontes). Professora da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Diogo Pataro dos Santos, Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP)

    Mestre em Desenvolvimento Social (Unimontes). Psicólogo do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

  • Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Nogueira do Amaral Ferreira, A., Pataro dos Santos, D., & Souza Santos, G. (2024). As intermitências distópicas e epidêmicas das cidades brasileiras: um diálogo com Saramago. Revista Multidisciplinar, 37(1), 237-244. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/21