A iniciação dos estudantes de Medicina nas unidades básicas de saúde
percepções docentes
Palavras-chave:
Educação médica, Medicina, EducaçãoResumo
A formação médica no Brasil se estrutura para enfrentar desafios num sistema de saúde em constante evolução. A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais forçou uma mudança para uma abordagem mais humanística e socialmente consciente. A inserção precoce dos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde é chave para garantir essa preparação, oferecendo uma compreensão prática das políticas de saúde pública e dos determinantes sociais. Apesar de enfrentar dificuldades iniciais, atribuídas às diferenças entre teoria e prática e ao choque cultural, os docentes destacam a importância do desenvolvimento de habilidades interpessoais e colaboração para superar essas barreiras. Workshops preparatórios e a sinergia com a comunidade potencializam essa experiência. Assim, esse processo visa capacitar médicos não apenas tecnicamente proficientes, mas também comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde.
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