A iniciação dos estudantes de Medicina nas unidades básicas de saúde

percepções docentes

Autores

  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • Carolina Ananias Meira Trovão UNIFIPMoc Autor
  • José Henrique Duarte Pinto UNIFIPMoc Autor
  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • Humberto Gabriel Rodrigues UNIFIPMoc Autor
  • Patrícia Mameluque e Silva UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Educação médica, Medicina, Educação

Resumo

A formação médica no Brasil se estrutura para enfrentar desafios num sistema de saúde em constante evolução. A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais forçou uma mudança para uma abordagem mais humanística e socialmente consciente. A inserção precoce dos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde é chave para garantir essa preparação, oferecendo uma compreensão prática das políticas de saúde pública e dos determinantes sociais. Apesar de enfrentar dificuldades iniciais, atribuídas às diferenças entre teoria e prática e ao choque cultural, os docentes destacam a importância do desenvolvimento de habilidades interpessoais e colaboração para superar essas barreiras. Workshops preparatórios e a sinergia com a comunidade potencializam essa experiência. Assim, esse processo visa capacitar médicos não apenas tecnicamente proficientes, mas também comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde.



Biografia do Autor

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

  • Carolina Ananias Meira Trovão, UNIFIPMoc

    Professora do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

  • José Henrique Duarte Pinto, UNIFIPMoc

    A formação médica no Brasil se estrutura para enfrentar desafios num sistema de saúde em constante evolução. A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais forçou uma mudança para uma abordagem mais humanística e socialmente consciente. A inserção precoce dos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde é chave para garantir essa preparação, oferecendo uma compreensão prática das políticas de saúde pública e dos determinantes sociais. Apesar de enfrentar dificuldades iniciais, atribuídas às diferenças entre teoria e prática e ao choque cultural, os docentes destacam a importância do desenvolvimento de habilidades interpessoais e colaboração para superar essas barreiras. Workshops preparatórios e a sinergia com a comunidade potencializam essa experiência. Assim, esse processo visa capacitar médicos não apenas tecnicamente proficientes, mas também comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde.



  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral , UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

  • Humberto Gabriel Rodrigues, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

  • Patrícia Mameluque e Silva, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Professora do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMoc)

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Soares, M. F. N., Trovão, C. A. M., Pinto, J. H. D., Barral , A. B. C. R., Rodrigues, H. G., Silva, P. M. e, & Dias, R. F. N. C. (2025). A iniciação dos estudantes de Medicina nas unidades básicas de saúde: percepções docentes. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-6. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/216