Atividades de extensão com populações vulneráveis
aprendizados e desafios na atenção primária à saúde
Palavras-chave:
Educação médica, Medicina, Atenção primáriaResumo
Este estudo relata a experiência de preceptores na condução de atividades extensionistas em comunidades vulneráveis, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças entre dependentes químicos atendidos em três Unidades Básicas de Saúde de Montes Claros, Minas Gerais. Entre fevereiro e junho de 2024, 27 participantes participaram de oficinas semanais que abordaram temas como prevenção de recaídas, habilidades sociais e hábitos saudáveis. A metodologia incluiu dinâmicas de grupo, simulações e atividades práticas, conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde mental. Parcerias comunitárias fortaleceram a rede de suporte aos participantes. Resultados indicaram melhorias no enfrentamento de estresse, adesão ao tratamento e redução do consumo de substâncias psicoativas. Desafios incluíram resistência inicial e heterogeneidade do grupo, superados por acolhimento e adaptação das metodologias. O estudo evidencia a eficácia de intervenções participativas para populações vulneráveis e a importância de abordagens intersetoriais para promover a autonomia e a reinserção social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.