Andragogia e ensino médico

estratégias de ensino para alunos em atividades de extensão

Autores

  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor
  • Evandro Barbosa dos Anjos UNIFIPMoc Autor
  • Camila Santos Pereira UNIFIPMoc Autor
  • Daniela Lopes Gomes UNIFIPMoc Autor
  • Carolina Ananias Meira Trovão UNIFIPMoc Autor
  • José Henrique Duarte Pinto UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Andragogia, Extensão, Educação médica

Resumo

Este estudo analisou a aplicação de princípios andragógicos no ensino médico em atividades de extensão universitária. O objetivo foi promover a autonomia e a aprendizagem significativa dos estudantes de Medicina. Realizou-se um programa de capacitação com 37 docentes, envolvendo 20 oficinas de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Equipes e simulações clínicas. Os docentes implementaram as estratégias aprendidas em atividades extensionistas com 235 estudantes em comunidades locais. Os resultados revelaram avanços significativos no engajamento discente, maior confiança dos docentes no uso de metodologias inovadoras e melhora qualitativa nas intervenções comunitárias. Apesar de desafios iniciais, como resistência às mudanças pedagógicas, a experiência destacou a importância da integração entre teoria e prática em contextos reais de saúde. Conclui-se que a andragogia é uma abordagem transformadora para o ensino médico, favorecendo a formação de profissionais mais sensíveis às necessidades sociais e preparados para enfrentar as demandas do sistema de saúde.



Biografia do Autor

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Evandro Barbosa dos Anjos, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Camila Santos Pereira, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Daniela Lopes Gomes, UNIFIPMoc

    Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Carolina Ananias Meira Trovão, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • José Henrique Duarte Pinto, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Horta, F. M. B., Anjos, E. B. dos, Pereira, C. S., Gomes, D. L., Trovão, C. A. M., Pinto, J. H. D., & Dias, R. F. N. C. (2024). Andragogia e ensino médico: estratégias de ensino para alunos em atividades de extensão. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-9. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/218