Andragogia e ensino médico
estratégias de ensino para alunos em atividades de extensão
Palavras-chave:
Andragogia, Extensão, Educação médicaResumo
Este estudo analisou a aplicação de princípios andragógicos no ensino médico em atividades de extensão universitária. O objetivo foi promover a autonomia e a aprendizagem significativa dos estudantes de Medicina. Realizou-se um programa de capacitação com 37 docentes, envolvendo 20 oficinas de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Equipes e simulações clínicas. Os docentes implementaram as estratégias aprendidas em atividades extensionistas com 235 estudantes em comunidades locais. Os resultados revelaram avanços significativos no engajamento discente, maior confiança dos docentes no uso de metodologias inovadoras e melhora qualitativa nas intervenções comunitárias. Apesar de desafios iniciais, como resistência às mudanças pedagógicas, a experiência destacou a importância da integração entre teoria e prática em contextos reais de saúde. Conclui-se que a andragogia é uma abordagem transformadora para o ensino médico, favorecendo a formação de profissionais mais sensíveis às necessidades sociais e preparados para enfrentar as demandas do sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.