Tecnologias digitais na extensão médica
experiência com o uso de aplicativos e plataformas para educação em saúde
Palavras-chave:
Extensão, Medicina, Educação médica, Tecnologias digitaisResumo
O artigo relata a experiência de implementação de tecnologias digitais na extensão médica voltada à educação em saúde. Realizado no Centro Universitário FIPMoc durante o primeiro semestre de 2024, o estudo teve como objetivo integrar plataformas como Dreamshaper e Canvas nas atividades extensionistas, buscando promover maior engajamento e personalização dos conteúdos. Foram capacitados docentes em oficinas práticas para utilizar as ferramentas e orientar estudantes de medicina na criação de materiais educativos personalizados para diferentes públicos. Os resultados indicaram alta aprovação das plataformas por professores (92%) e estudantes (87%), evidenciando avanços no engajamento e na compreensão dos conteúdos pelas comunidades. Apesar de desafios iniciais, como a adaptação às plataformas, estratégias de suporte técnico garantiram o sucesso das intervenções. A experiência demonstrou que o uso de tecnologias digitais é eficaz para ampliar o alcance das ações educativas, promover a autonomia dos participantes e fortalecer a interação academia-comunidade. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais à extensão médica potencializa a educação em saúde, tornando-a mais inclusiva, interativa e acessível.
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