A extensão universitária como ferramenta de humanização no ensino médico
Palavras-chave:
Extensão, Medicina, Educação médicaResumo
O artigo analisa o papel da extensão universitária como estratégia para promover a humanização no ensino médico, em resposta à desumanização gerada pelo foco exclusivo na tecnicidade. O estudo foi realizado com estudantes de Medicina do Centro Universitário FIPMoc, envolvendo atividades como oficinas de comunicação empática, dinâmicas de ética médica, simulações de atendimentos humanizados e visitas domiciliares. A metodologia adotou problematização e supervisão docente para fomentar reflexão crítica. Os dados qualitativos, obtidos por meio do Questionário de Avaliação da Atitude Humanística (QAAH) e observações diretas, indicaram um aumento de 25% nas atitudes humanísticas dos estudantes. Os resultados destacam a eficácia das práticas extensionistas para desenvolver competências como empatia, sensibilidade sociocultural e comunicação. Apesar de desafios como resistência inicial e conciliação com a carga curricular, estratégias de sensibilização e ajustes logísticos foram bem-sucedidos. Conclui-se que a extensão universitária é essencial para alinhar a formação médica aos princípios de integralidade e humanização, contribuindo para a formação de profissionais mais éticos e sensíveis às demandas sociais.
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