Educação interprofissional na extensão
relato de experiência com equipes multidisciplinares
Palavras-chave:
Educação médica, Ensino, MedicinaResumo
O presente estudo aborda a implementação de práticas extensionistas interprofissionais realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Montes Claros, MG, com estudantes de Medicina de um Centro Universitário do Norte de Minas Gerais. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade e formar competências colaborativas, conectando ensino, serviço e comunidade. A metodologia incluiu oficinas temáticas, dinâmicas de integração e simulações baseadas em cenários clínicos reais, com duração de março a setembro de 2023. Como resultados, observou-se um impacto significativo na percepção dos estudantes sobre o trabalho colaborativo, além de melhorias nos serviços de saúde e na satisfação dos usuários. A inserção social dessas práticas foi reforçada pela aproximação entre profissionais e a comunidade, promovendo um cuidado mais humanizado. Conclui-se que a educação interprofissional é uma estratégia eficaz para a formação de profissionais alinhados às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), sugerindo a expansão desse modelo para outras áreas da saúde e a incorporação de tecnologias digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.