Metodologias ativas em projetos de extensão
impacto na aprendizagem e engajamento estudantil
Palavras-chave:
Extensão, Medicina, Educação, Metodologias ativasResumo
O presente artigo aborda o impacto das metodologias ativas em projetos de extensão, com foco na aprendizagem e no engajamento estudantil. A experiência foi realizada no Núcleo de Assistência à Saúde e Práticas Profissionais (NASPP), da UNIFIPMoc, em Montes Claros, MG, envolvendo 82 estudantes de Medicina. Com base na Aprendizagem Baseada em Projetos, dinâmicas e simulações realísticas, os alunos participaram de atividades práticas integradas às demandas da comunidade, como campanhas educativas e simulações clínicas. A metodologia qualitativa e participativa permitiu observar resultados significativos, como maior protagonismo dos alunos e impacto positivo nas comunidades atendidas. Entre os desafios enfrentados, destacaram-se a resistência inicial dos participantes e a gestão do tempo, superados com feedback constante e ferramentas digitais de organização. Conclui-se que as metodologias ativas fortalecem a formação crítica e autônoma dos estudantes, promovendo aprendizado significativo e integração entre ensino, pesquisa e extensão, com ampla aplicação em contextos educacionais diversos.
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