Metodologias ativas em projetos de extensão

impacto na aprendizagem e engajamento estudantil

Autores

  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • Camila Santos Pereira UNIFIPMoc Autor
  • Anamaria de Souza Cardoso UNIFIPMoc Autor
  • Daniela Lopes Gomes UNIFIPMoc Autor
  • Igor Caldeira Soares UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor
  • Thales de Almeida Pinheiro UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Extensão, Medicina, Educação, Metodologias ativas

Resumo

O presente artigo aborda o impacto das metodologias ativas em projetos de extensão, com foco na aprendizagem e no engajamento estudantil. A experiência foi realizada no Núcleo de Assistência à Saúde e Práticas Profissionais (NASPP), da UNIFIPMoc, em Montes Claros, MG, envolvendo 82 estudantes de Medicina. Com base na Aprendizagem Baseada em Projetos, dinâmicas e simulações realísticas, os alunos participaram de atividades práticas integradas às demandas da comunidade, como campanhas educativas e simulações clínicas. A metodologia qualitativa e participativa permitiu observar resultados significativos, como maior protagonismo dos alunos e impacto positivo nas comunidades atendidas. Entre os desafios enfrentados, destacaram-se a resistência inicial dos participantes e a gestão do tempo, superados com feedback constante e ferramentas digitais de organização. Conclui-se que as metodologias ativas fortalecem a formação crítica e autônoma dos estudantes, promovendo aprendizado significativo e integração entre ensino, pesquisa e extensão, com ampla aplicação em contextos educacionais diversos.

Biografia do Autor

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Camila Santos Pereira, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Anamaria de Souza Cardoso, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Daniela Lopes Gomes, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Igor Caldeira Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Thales de Almeida Pinheiro, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Soares, M. F. N., Pereira, C. S., Cardoso, A. de S., Gomes, D. L., Soares, I. C., Dias, R. F. N. C., & Pinheiro, T. de A. (2024). Metodologias ativas em projetos de extensão: impacto na aprendizagem e engajamento estudantil. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-9. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/224