Comunicação de más notícias na formação médica

uma reflexão sobre a prática e o ensino

Autores

  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • José Henrique Duarte Pinto UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor
  • Patrícia Mameluque e Silva UNIFIPMoc Autor
  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Medicina, Educação, Prática médica

Resumo

Uma das mais difíceis tarefas na prática médica diária é a comunicação de más notícias. É uma habilidade que envolve não apenas o domínio técnico, mas também a sensibilidade emocional e a capacidade de suportar a carga emocional. Este artigo teve o objetivo de descrever percepções de docentes sobre o ensino da técnica e a percepção sobre o aprendizado dos estudantes. O envolvimento emocional é muito observado pelos docentes que destacam a relevância desse momento para a prática médica futura.



Biografia do Autor

  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • José Henrique Duarte Pinto, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Patrícia Mameluque e Silva, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Barral, A. B. C. R., Soares, M. F. N., Pinto, J. H. D., Dias, R. F. N. C., Silva, P. M. e, & Horta, F. M. B. (2024). Comunicação de más notícias na formação médica: uma reflexão sobre a prática e o ensino. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-6. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/227