O ensino da Anatomia no curso médico

relato de experiência dos docentes da área

Autores

  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • José Henrique Duarte Pinto UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor
  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Anatomia, Ensino, Educação

Resumo

A anatomia é um pilar crucial na educação médica, tradicionalmente ensinada através de dissecação de cadáveres, oferecendo uma experiência prática insubstituível no aprendizado da complexidade do corpo humano. Este método, embora eficaz, enfrenta desafios logísticos e éticos, ainda destacando a importância da ética e do respeito ao corpo humano. Nos últimos anos, inovações tecnológicas, como simulações 3D e realidade virtual, têm enriquecido o ensino, permitindo uma visualização detalhada e interativa do corpo, complementando práticas tradicionais e melhorando a retenção do conhecimento. O artigo explora como educadores têm adaptado suas práticas a essas mudanças, destacando os benefícios de uma abordagem híbrida que integra métodos tradicionais e tecnologia para enriquecer a experiência educacional, preparando estudantes para os desafios da prática médica moderna.



Biografia do Autor

  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • José Henrique Duarte Pinto, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Barral, A. B. C. R., Pinto, J. H. D., Dias, R. F. N. C., & Horta, F. M. B. (2024). O ensino da Anatomia no curso médico: relato de experiência dos docentes da área. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-7. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/228