Práticas extensionistas no curso de Medicina

relato de experiências docentes

Autores

  • Patrícia Mameluque e Silva UNIFIPMoc Autor
  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Educação médica, Extensão universitária, Comunidade

Resumo

O artigo relata experiências docentes com práticas extensionistas no curso de Medicina, ressaltando a importância destas na promoção da interação entre universidade e sociedade. Incorporadas desde o início do curso, essas práticas permitem que estudantes identifiquem as necessidades de comunidades vulneráveis e apliquem conhecimentos teóricos em contextos reais, enquanto desenvolvem empatia e habilidades de comunicação. Os desafios incluem a construção de parcerias sustentáveis e a superação de barreiras culturais. O aprendizado colaborativo fortalece a compreensão das determinantes sociais da saúde e empodera as comunidades. Esses esforços formam médicos mais humanizados e comprometidos socialmente, além de fortalecerem os laços entre academia e sociedade.



Biografia do Autor

  • Patrícia Mameluque e Silva, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Silva, P. M. e, Soares, M. F. N., Horta, F. M. B., & Dias, R. F. N. C. (2024). Práticas extensionistas no curso de Medicina: relato de experiências docentes. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-5. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/229