A experiência de ser tutor de Medicina em curso de Metodologias Ativas e o perfil do estudante ao longo do tempo

Autores

  • Ana Beatris Cezar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • Humberto Gabriel Rodrigues UNIFIPMoc Autor
  • Thaísa de Almeida Pinheiro UNIFIPMoc Autor
  • Thales de Almeida Pinheiro UNIFIPMoc Autor
  • Evandro Barbosa dos Anjos UNIFIPMoc Autor
  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Docência, Medicina

Resumo

Nos últimos anos, a educação médica no Brasil tem experimentado transformações profundas, especialmente com a implementação de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Este artigo discute a evolução do perfil dos estudantes de medicina e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, destacando o papel dos tutores nesse novo cenário. As metodologias ativas favorecem um aprendizado colaborativo e centrado no estudante, o que exige dos docentes uma adaptação: de transmissores de conhecimento para facilitadores do aprendizado. Essa transição pode ser desafiadora para os estudantes, que enfrentam dificuldades como resistência à mudança e insegurança em relação à avaliação. Além disso, a diversificação do perfil dos alunos, mais tecnológico e multicultural, exige uma revisão das abordagens pedagógicas. Embora desafiadoras, as metodologias ativas representam uma oportunidade para a formação de médicos mais autônomos, críticos e preparados para a prática colaborativa.



Biografia do Autor

  • Ana Beatris Cezar Rodrigues Barral, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Humberto Gabriel Rodrigues, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Thaísa de Almeida Pinheiro, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Thales de Almeida Pinheiro, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Evandro Barbosa dos Anjos, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Barral, A. B. C. R., Rodrigues, H. G., Pinheiro, T. de A., Pinheiro, T. de A., Anjos, E. B. dos, Horta, F. M. B., & Dias, R. F. N. C. (2024). A experiência de ser tutor de Medicina em curso de Metodologias Ativas e o perfil do estudante ao longo do tempo. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-9. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/230