A experiência de ser tutor de Medicina em curso de Metodologias Ativas e o perfil do estudante ao longo do tempo
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Docência, MedicinaResumo
Nos últimos anos, a educação médica no Brasil tem experimentado transformações profundas, especialmente com a implementação de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Este artigo discute a evolução do perfil dos estudantes de medicina e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, destacando o papel dos tutores nesse novo cenário. As metodologias ativas favorecem um aprendizado colaborativo e centrado no estudante, o que exige dos docentes uma adaptação: de transmissores de conhecimento para facilitadores do aprendizado. Essa transição pode ser desafiadora para os estudantes, que enfrentam dificuldades como resistência à mudança e insegurança em relação à avaliação. Além disso, a diversificação do perfil dos alunos, mais tecnológico e multicultural, exige uma revisão das abordagens pedagógicas. Embora desafiadoras, as metodologias ativas representam uma oportunidade para a formação de médicos mais autônomos, críticos e preparados para a prática colaborativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.