O ensino e o desenvolvimento do raciocínio clínico no curso médico

relato de experiência de práticas tutoriais

Autores

  • Camila Santos Pereira UNIFIPMoc Autor
  • Caroline Ananias Meira Trovão UNIFIPMoc Autor
  • José Henrique Duarte Pinto UNIFIPMoc Autor
  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • Thaísa de Almeida Pinheiro UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias Autor

Palavras-chave:

Raciocínio clínico, Medicina, Ensino

Resumo

O artigo aborda a experiência de docentes em promover o raciocínio clínico entre estudantes de medicina através de tutoriais. Destaca-se a importância dessas atividades na capacitação de médicos capazes de enfrentar situações complexas. A exposição a casos clínicos desde o ciclo médio promove a geração e verificação de hipóteses, essencial para decisões diagnósticas acertadas. Os tutoriais oferecem um ambiente de aprendizagem ativa, reforçado por práticas reflexivas orientadas por tutores experientes. A abordagem colaborativa, enriquecida por discussões em grupo e narrativas para integrar teoria à prática, estimula uma compreensão holística do paciente. Os resultados incluem maior confiança dos estudantes nas habilidades diagnósticas e melhor integração conhecimento-prático.

Biografia do Autor

  • Camila Santos Pereira, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Caroline Ananias Meira Trovão, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • José Henrique Duarte Pinto, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Thaísa de Almeida Pinheiro, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Pereira, C. S., Trovão, C. A. M., Pinto, J. H. D., Soares, M. F. N., Barral, A. B. C. R., Pinheiro, T. de A., & Dias, R. F. N. C. (2024). O ensino e o desenvolvimento do raciocínio clínico no curso médico : relato de experiência de práticas tutoriais. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-7. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/231