O ensino e o desenvolvimento do raciocínio clínico no curso médico
relato de experiência de práticas tutoriais
Palavras-chave:
Raciocínio clínico, Medicina, EnsinoResumo
O artigo aborda a experiência de docentes em promover o raciocínio clínico entre estudantes de medicina através de tutoriais. Destaca-se a importância dessas atividades na capacitação de médicos capazes de enfrentar situações complexas. A exposição a casos clínicos desde o ciclo médio promove a geração e verificação de hipóteses, essencial para decisões diagnósticas acertadas. Os tutoriais oferecem um ambiente de aprendizagem ativa, reforçado por práticas reflexivas orientadas por tutores experientes. A abordagem colaborativa, enriquecida por discussões em grupo e narrativas para integrar teoria à prática, estimula uma compreensão holística do paciente. Os resultados incluem maior confiança dos estudantes nas habilidades diagnósticas e melhor integração conhecimento-prático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.