O uso da simulação no curso médico

experiências e percepções docentes

Autores

  • Mariano Fagundes Neto Soares UNIFIPMoc Autor
  • Humberto Gabriel Rodrigues UNIFIPMoc Autor
  • Thaísa de Almeida Pinheiro UNIFIPMoc Autor
  • Ana Betaris Cézar Rodrigues Barral UNIFIPMoc Autor
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIFIPMoc Autor
  • Fátima Maria Barbosa Horta UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Educação médica, Simulação, Medicina

Resumo

A simulação tem revolucionado a educação médica ao proporcionar um ambiente seguro e controlado para praticar procedimentos médicos sem riscos reais. Esta abordagem preenche lacunas na disponibilidade de pacientes reais, especialmente em situações críticas, permitindo o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, de comunicação e de decisão. Tecnologias avançadas, como simuladores de alta fidelidade e realidade virtual, tornaram a prática mais realista e eficaz na transferência de habilidades para o cenário clínico. Apesar dos altos custos e necessidade de treinamento especializado, os benefícios superam os desafios, oferecendo experiências educacionais padronizadas e repetitivas. O artigo explora a transformação educacional por meio da simulação, destacando como contribui para formar médicos mais capacitados, confiantes e preparados para a prática médica.



Biografia do Autor

  • Mariano Fagundes Neto Soares, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Humberto Gabriel Rodrigues, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Thaísa de Almeida Pinheiro, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Ana Betaris Cézar Rodrigues Barral, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Fátima Maria Barbosa Horta, UNIFIPMoc

    Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Soares, M. F. N., Rodrigues, H. G., Pinheiro, T. de A., Barral, A. B. C. R., Dias, R. F. N. C., & Horta, F. M. B. (2024). O uso da simulação no curso médico: experiências e percepções docentes. Revista Multidisciplinar, 37(3), 1-6. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/232