Revisão bibliométrica sobre benchmarking
Palavras-chave:
Benchmarking, Gestão de projetos, OrganizaçõesResumo
O Benchmarking é um processo por comparação que começou desde do xerox até cópias e comparações mais complexas. O objetivo deste trabalho é através da revisão bibliométrica sobre Benchmarking, que é a revisão que coleta dados importantes para saber mais sobre o assunto de Benchmarking, e desta forma saber quais países publicam mais sobre Benchmarking, quais anos tiveram mais publicação sobre Benchmarking, assim com estas informações saberemos se Benchmarking é muito pesquisado e estudado, se há muito interesse nesse tipo de assunto ou se os estudos neste tema ainda estão começando. A metodologia foi através da análise bibliométrica utilizando a plataforma Web of Science como fonte de coleta de dados, através de passos podemos elaborar uma metodologia que os resultados e conclusão atendesse o objetivo do trabalho. O resultado foi que sobre o assunto Benchmarking foi publicado 18 mil artigos desde 1956 até o presente momento, os países que mais publicaram foram Estados Unidos e a Alemanha e a publicação sobre o assunto de Benchmarking começou em 1956 com três publicações. A conclusão como Benchmarking é um processo gerencial de comparação, logo ele pode ser atualizado, sofrer melhorias e até mesmo avanços, que justifique sua alta demanda por pesquisas e estudos, o alto índice de publicação se deve a sua importância no processo da melhora de desempenho de um processo ou um produto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elias Fornazari Garcia (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.