"Do you wanna a piece of me?": construção e consumo da imagem de Birtney Spears

Autores

  • Yessa de Souza Ribeira UNIFIPMoc Autor
  • Gustavo Souza Santos UFMG e UNIFIPMoc Autor

Palavras-chave:

Britney Spears, Imagem, Celebridade, Consumo, Narrativa

Resumo

A mídia desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública das celebridades, influenciando a percepção do público. No contexto da cultura pop, os meios de comunicação moldam a imagem dos artistas e modificam a natureza da vida social. Britney Spears é um exemplo emblemático dessa relação, uma vez que a cantora teve sua vida e carreira afetadas pela exposição midiática. Nessa perspectiva, pretende-se evidenciar os insights relevantes sobre a influência da mídia na carreira de Britney Spears, considerando a exposição midiática intensa e o controle exercido sobre sua imagem, através da análise das dinâmicas de produção e consumo da imagem no intercurso do movimento #FreeBritney.  O estudo em análise desenvolveu-se por meio de um estudo de caso tendo por fontes de dados sites especializados em música e cultura pop. Dessa forma, a partir da análise dos dados apresentados nesse trabalho, pode-se compreender as dinâmicas da indústria do entretenimento e da mídia em relação às celebridades, a abertura de discussões sobre os direitos e o bem-estar das figuras públicas, com ênfase na proteção da saúde mental e privacidade, e uma contribuição para os estudos de comunicação por meio de uma análise aprofundada das representações midiáticas e suas consequências na vida das celebridades.



Biografia do Autor

  • Yessa de Souza Ribeira, UNIFIPMoc

    Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Gustavo Souza Santos, UFMG e UNIFIPMoc

    Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde também obteve o título de doutor em Desenvolvimento Social. Cursa doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Geografia, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNIFIPMoc), em Geografia (UNIFRAN) e em Ciências Sociais (UniÚnica). Atualmente, é professor adjunto das faculdades de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). É pesquisador associado do Citadino, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (Unimontes).

Referências

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Ribeira, Y. de S., & Santos, G. S. (2025). "Do you wanna a piece of me?": construção e consumo da imagem de Birtney Spears. Revista Multidisciplinar, 38(1), 1-15. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/254