Autoprodução do espaço e narrativas de resistência em dois estudos de caso

Ocupação Esperança na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG e a Cozinha Solidária do MST no Itatiaia em Montes Claros/MG

Autores

  • Julia Fernandez Canuto Unimontes Autor

Palavras-chave:

Autoprodução do espaço, Ocupação urbana, Cozinha Solidária

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa aprofundada sobre a autoprodução do espaço, iniciada na graduação e continuada no mestrado. O estudo principal é construir um paralelo entre dois contextos: a Ocupação Esperança na Região Metropolitana de Belo Horizonte, explorada no Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo intitulado “A Linguagem da Autoprodução do Espaço: uma proposta decolonial a partir da extensão universitária”, e a Cozinha Solidária do Itatiaia, um projeto do MTST em Montes Claros, analisado na dissertação de mestrado “Autoprodução do Espaço em Montes Claros - MG: O cotidiano da Cozinha Solidária do Itatiaia do MTST”. Este artigo se concentra na análise comparativa dos dois contextos, de forma a correlacionar os resultados das pesquisas sobre autoprodução que emergem das narrativas nos dois territórios. O conceito teórico de autoprodução é então mobilizado para a investigação empírica do que surge como autoprodução nesses territórios. Os métodos, os territórios estudados e seus contextos são detalhados para construir uma análise comparativa, compreendendo as especificidades da autoprodução do espaço e a importância de investigá-la em diferentes contextos.



Biografia do Autor

  • Julia Fernandez Canuto, Unimontes

    Doutoranda e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pesquisadora do Núcleo Citadino (Unimontes).

Referências

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

Fernandez Canuto, J. (2025). Autoprodução do espaço e narrativas de resistência em dois estudos de caso: Ocupação Esperança na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG e a Cozinha Solidária do MST no Itatiaia em Montes Claros/MG. Revista Multidisciplinar, 38(2), 1-16. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/267