O que dizem as telas sobre o publicitário?

Representações e estereótipos da prática profissional

Autores

  • Samara Silva de Jesus Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Publicidade, Profissão, Trabalho, Representações midiáticas

Resumo

O presente estudo busca explorar a temática dos estereótipos que são estabelecidos aos profissionais de publicidade nas narrativas audiovisuais, as quais deixam a realidade desses profissionais de lado criando assim uma visão utópica sobre a vivência dessas pessoas dentro do mercado de trabalho. Esse estudo analisou a produção de imagens e representações sociais do profissional de publicidade e propaganda, a partir do filme Como perder um homem em dez dias (2003) e a série Emily em Paris (2020-atualidade), buscando criar uma comparação entre a realidade e ficção do cotidiano dos publicitários. Por meio de pesquisa documental tendo por base as obras em questão, o estudo confrontou a narrativa midiática às experiências cotidianas de profissionais de publicidade e propaganda aplicando entrevistas a sujeitos selecionados por conveniência. Este estudo buscou evidenciar os resultados que comprovem que a realidade vivida pelos profissionais de publicidade não é a mesma que a representada através das produções audiovisuais. A glamourização das imagens e das narrativas parte de um protótipo produzido nas tessituras mercadológicas e que é comumente celebrado no interior dos espaços profissionais da área, embora sua realidade não seja plenamente aplicável.

Biografia do Autor

  • Samara Silva de Jesus, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Silva de Jesus, S., & Souza Santos, G. (2024). O que dizem as telas sobre o publicitário? : Representações e estereótipos da prática profissional. Revista Multidisciplinar, 37(1), 7-23. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/8