O que dizem as telas sobre o publicitário?
Representações e estereótipos da prática profissional
Palavras-chave:
Publicidade, Profissão, Trabalho, Representações midiáticasResumo
O presente estudo busca explorar a temática dos estereótipos que são estabelecidos aos profissionais de publicidade nas narrativas audiovisuais, as quais deixam a realidade desses profissionais de lado criando assim uma visão utópica sobre a vivência dessas pessoas dentro do mercado de trabalho. Esse estudo analisou a produção de imagens e representações sociais do profissional de publicidade e propaganda, a partir do filme Como perder um homem em dez dias (2003) e a série Emily em Paris (2020-atualidade), buscando criar uma comparação entre a realidade e ficção do cotidiano dos publicitários. Por meio de pesquisa documental tendo por base as obras em questão, o estudo confrontou a narrativa midiática às experiências cotidianas de profissionais de publicidade e propaganda aplicando entrevistas a sujeitos selecionados por conveniência. Este estudo buscou evidenciar os resultados que comprovem que a realidade vivida pelos profissionais de publicidade não é a mesma que a representada através das produções audiovisuais. A glamourização das imagens e das narrativas parte de um protótipo produzido nas tessituras mercadológicas e que é comumente celebrado no interior dos espaços profissionais da área, embora sua realidade não seja plenamente aplicável.
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