Plantão Psicológico e despatologização infantil
reflexões a partir de Estágio Profissionalizante
Palavras-chave:
Psicologia, Medicalização, DespatologizaçãoResumo
O aumento da quantidade de crianças encaminhadas aos serviços de Plantão Psicológico (PP) com diagnósticos e queixas escolares (de aprendizagem e comportamento) provocou reflexões nos espaços de supervisão com o conteúdo e repercussão dos atendimentos. Objetiva-se, assim, relatar a experiência de atendimento/supervisão com crianças, seus familiares e suas consequências psicossociais. Este trabalho constitui-se relato de experiência sobre a prática de estágio e supervisão em Plantão Psicológico, utilizando pesquisa bibliográfica como base argumentativa e de discussão das experiências vivenciadas a partir da escuta ativa do psicólogo. Na prática de estágio, a apresentação/busca de diagnósticos para comportamentos ou dificuldades escolares foi um fenômeno constatado, que aponta a patologização da vida infantil (individualização das queixas). O atendimento em PP e os debates em supervisão possibilitaram atuação investigativa e descoberta de vários sujeitos e situações envolvidos na produção dessas queixas, reconhecendo o ser humano como biopsicossocial e o despatologizando. A prática em PP e supervisão pode favorecer a subjetividade da infância e a própria educação infantil, pois o movimento de compreensão das queixas e a descoberta de diversos atores e situações contribuiu para a despatologização e o desenvolvimento de olhares multifatoriais, inclusive dos pais, para os comportamentos na educação infanto-juvenil.
Referências
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