Plantão Psicológico e despatologização infantil

reflexões a partir de Estágio Profissionalizante

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Medicalização, Despatologização

Resumo

O aumento da quantidade de crianças encaminhadas aos serviços de Plantão Psicológico (PP) com diagnósticos e queixas escolares (de aprendizagem e comportamento) provocou reflexões nos espaços de supervisão com o conteúdo e repercussão dos atendimentos. Objetiva-se, assim, relatar a experiência de atendimento/supervisão com crianças, seus familiares e suas consequências psicossociais. Este trabalho constitui-se relato de experiência sobre a prática de estágio e supervisão em Plantão Psicológico, utilizando pesquisa bibliográfica como base argumentativa e de discussão das experiências vivenciadas a partir da escuta ativa do psicólogo. Na prática de estágio, a apresentação/busca de diagnósticos para comportamentos ou dificuldades escolares foi um fenômeno constatado, que aponta a patologização da vida infantil (individualização das queixas). O atendimento em PP e os debates em supervisão possibilitaram atuação investigativa e descoberta de vários sujeitos e situações envolvidos na produção dessas queixas, reconhecendo o ser humano como biopsicossocial e o despatologizando. A prática em PP e supervisão pode favorecer a subjetividade da infância e a própria educação infantil, pois o movimento de compreensão das queixas e a descoberta de diversos atores e situações contribuiu para a despatologização e o desenvolvimento de olhares multifatoriais, inclusive dos pais, para os comportamentos na educação infanto-juvenil.

Biografia do Autor

  • Fellipe Leal Pereira, UNIFIPMoc

    Acadêmico do curso de Psicologia do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Laís de Souza Bernardes Barbosa, UNIFIPMoc

    Acadêmico do curso de Psicologia do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

  • Jones Barreto Corrêa, UNIFIPMoc

    Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Referências

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRP-SP). Patologização e medicalização das vidas: reconhecimento e enfrentamento - parte 2. São Paulo: CRP SP, 2019. Disponível em: <https://www.crpsp.org/uploads/impresso/3172/UMgylxdbQfz9nDZaTUaS2mxPapXMLoI9.pdf> . Acesso em: 22 de abril de 2024.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Leal Pereira, F., Barbosa, L. de S. B., & Corrêa, J. B. (2024). Plantão Psicológico e despatologização infantil: reflexões a partir de Estágio Profissionalizante. Revista Multidisciplinar, 37(2). https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/80