Uso de antibiótico na Odontologia

revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

Antibacterianos, Tratamento farmacológico , Odontologia

Resumo

Antibióticos são compostos que inibem ou matam microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários. Eles podem ocorrer sob a forma de metabólitos naturais, compostos sintéticos e derivados de antibióticos modificados. Portanto, na odontologia, os antibióticos são usados para prevenir e tratar infecções; assim, é crucial para um dentista conhecer a dosagem, o tempo de administração e os efeitos colaterais. Antibióticos se diferem pela ação biológica bactericida e bacteriostática, espectro de ação, isto é, contra quais microrganismos eles atuam e o mecanismo de ação, que pode ser destinado à parede celular, síntese de proteína ou ácido nucleico. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é examinar as principais drogas antimicrobianas usadas em odontologia, bem como destacar sua dosagem, intervalos de administração, indicações e efeitos colaterais. A pesquisa constitui uma revisão integrativa, feita a partir dos bancos de dados SCIELO, PubMed e Google Acadêmico e com descrições de assunto como “Antibacterianos”, “Tratamento Farmacológico” e “Odontologia”. Com tais parâmetros foram encontrados 20 artigos, entretanto, 10 deles não foram titulados por conterem apenas o resumo ou não se ajustavam aos critérios de inclusão e exclusão. Dessa forma, uma tabela foi estabelecida com as principais classes de antimicrobianos utilizados em Odontologia, apontando a dosagem, periodicidade, indicações e efeitos colaterais de cada um. Dessa forma, é imprescindível que o cirurgião-dentista detenha conhecimento profundo em farmacologia e saiba prescrever corretamente os antibacterianos e demais medicamentos citados. Embasando-se em evidências científicas, é viável a certificação do medicamento correto e, por conseguinte, o uso racional e seguro.

Biografia do Autor

  • João Lucas Correa Reis, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Graduando, Curso de Odontologia pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Pedro Eleutério dos Santos Neto, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Professor do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

  • Thércia Guedes Viana Bittencourt, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Referências

ANDRADE, Eduardo D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. Porto Alegre: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702148

DE PROGRAMA, Elaboração de Programa Elaboração. Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Serviços de Saúde..

GARBIN, A. J. I., Garbin, C. S., Saliba, T. A., & Moroso, T. T. (2006) Implicações legais da prescrição medicamentosa na odontologia. R brasci Saúde 10(2):151-158.

GUIMARÃES, D. O. (2010). Antibióticos: importância terapêutica e perspectivas para a descoberta e desenvolvimento de novos agentes. Quim. Nova. 33(3),667-679.

Lei. 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o Exercício da Odontologia. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5081.Htm>.

MARRA, Fawziah et al. Antibiotic prescribing by dentists has increased: Why?. The Journal of the American Dental Association, v. 147, n. 5, p. 320-327, 2016.

PEDROSO, R. O. Antibioticoterapia em odontologia. Pindamonhangaba, 2012. 27f. Monografia – Curso de Odontologia da Faculdade de Pindamonhangaba.

SANTOS, G. J. V. A.; COMARELLA, L. O uso indiscriminado de antibióticos e as resistências bacterianas. Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v.10, n.18, p.78-87, 2021

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Correa Reis, J. L., dos Santos Neto, P. E., & Viana Bittencourt, T. G. . (2024). Uso de antibiótico na Odontologia: revisão da literatura. Revista Multidisciplinar, 37(2). https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/84