Fatores limitantes para a prática de atividade física de alunos do Ensino Fundamental II durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19

Autores

  • Antônio Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Maria Clara Brant Rocha Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) Autor
  • João Gustavo Brant Rocha Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) Autor
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor

Palavras-chave:

Pandemia, Atividade física, Barreiras, Adolescentes

Resumo

No contexto de isolamento social pela pandemia Covid-19 ficar em casa diminuiu a prática de atividade física (PAF) e aumentou o comportamento sedentário de adolescentes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores que limitaram a PAF dos alunos do ensino fundamental II. Foi aplicado um questionário virtual através do Google Forms, com questões voltadas para quais motivos os impediram de realizarem atividades físicas. Participaram deste estudo 286 alunos com média de idade de 12,99 anos DP± 1,28, sendo 60,5% (n = 173) do sexo masculino e 39,5% (n = 113) do sexo feminino. As tarefas domésticas (p=0,004), falta de companhia (p=0,020), mau-humor (p=0,001), dores leves ou mal-estar (p=0,006), falta de energia (cansaço físico) (p=0,001), falta de habilidades físicas (p=0,002), preocupação com a aparência durante a prática (p=0,000) e tempo dedicado aos estudos remotos (p=0,009), foram as limitações mais prevalentes e com diferenças significativas entre os sexos. Conclui-se que o período de isolamento social pelo Covid-19, trouxeram condições que afetou negativamente a PAF, o fato de os alunos ter passado este período em casa limitou de maneira elevada a PAF entre os adolescentes. Fatores individuais, emocionais e socioculturais foram relatados como limitantes para PAF neste período de pandemia, sobretudo, associadas ao sexo feminino.



Biografia do Autor

Referências

BARKLE, J. E et al. The acute effects of the COVID-19 pandemic on physical activity and sedentary behavior in university students and employees. International journal of exercise science, v.13, n.5, p.1326-1339, 2020.

BARROS, M. B. A et al. Mental health of Brazilian adolescents during the COVID-19 pandemic Psychiatry. Research Communications, v. 2, n. 1, 2022.

BATES, L. C et al. COVID-19 impact on behaviors across the 24-hour day in children and adolescents: physical activity, sedentary behavior, and Sleep. Children (Basel), v.7, n.9, p.138, 2020.

BIDDLE, S. J. et al. Physical activity and mental health in children and adolescents: an updated review of reviews and an analysis of causality. Psychol Sport Exerc, v.42, p.146–155, 2019.

BAHEIRAEI, A et al. Iranian adolescents’ insufficient physical activity: A mixed methods explanatory sequential study. Int. J. Adolesc. Med. Health. v. 28, p. 79–89, 2016.

CAMARGO, E.M.; LÓPEZ-GIL, J.F.; CAMPOS, W. Comparação das barreiras percebidas para a prática de atividade física de acordo com o sexo e nível de atividade física. Caderno de Psicología del Deporte, v.21, n.1, p. 204-215, 2021.

CARSON, V et al. Systematic review of sedentary behaviour and health indicators in school-aged children and youth: an update. Appl Physiol Nutr Metab, n.41, p.240–265, 2016.

CHAFFEE, B. W et al. Adolescents’ Substance Use and Physical Activity Before and During the COVID-19 Pandemic. JAMA Pediatr. v. 175, n. 7, p. 715–22, 2021.

CHEN, S et al. Adolescents' Behaviors, Fitness, and Knowledge Related to Active Living before and during the COVID-19 Pandemic: A Repeated Cross-Sectional Analysis. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 5, p. 2560, 2022.

COWLEY, J. G et al. The post 16 gap: how do young people conceptualise PE? an exploration of the barriers to participation in physical education, physical activity and sport in senior school pupils. Int J Adolesc Med Health, v. 33, n. 6, p. 313-321, 2021.

DAMBROS, D. D.; LOPES, L. F. D.; SANTOS, D. L. Barreiras percebidas e hábitos de atividade física de adolescentes escolares de uma cidade do sul do Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v.13, n.6, p.422-428, 2011.

DUNTON, G.F.; DO, B.; WANG, S.D. Early effects of the COVID-19 pandemic on physical activity and sedentary behavior in children living in the U.S. BMC Public Health, v. 20, p.1351, 2020.

GUTHOLD, R et al. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1·6 million participants. Child & adolescent health, v.4 n.1, p.23–35, 2020.

JOHNSON, A. M.; KROSHUS, E.; TANDON. P. S. Needs assessment for physical activity information during COVID-19 among a nationally representative sample of parents and children ages 6-17 in the United States: a cross-sectional study. BMC Public Health, v.21, n.1, p.1953, 2021.

LI, K et al. Changes in moderate-to-vigorous physical activity among older adolescents. Pediatrics, v.138, n. 4, p. e20161372, 2016.

LIMA-SERRANO, M. et al. Factores relacionados conlacalidad de vida enlaadolescencia. Gaceta Sanitaria, v. 32, n. 1, p.68-71, 2016.

MARTINS, J et al. Adolescents' Perspectives on the Barriers and Facilitators of Physical Activity: An Updated Systematic Review of Qualitative Studies. International journal of environmental research and public health, v.18, n. 9, p. 4954, 2021.

MARTINS, M. O.; PETROSKI, E. L. Mensuração da percepção de barreiras para a prática de atividades físicas: uma proposta de instrumento. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v.2, n.1, p. 58-65, 2000.

MARTINS J et al. Adolescents’ Experiences and Perspectives on Physical Activity and Friend Influences Over Time. Res. Q. Exerc. Sport, v. 92, n. 3, p. 399-410, 2020.

PORTELA-PINO et al. Gender differences in motivation and barriers for the practice of physical exercise in adolescence. International journal of environmental research and public health, v.17, n. 1, p. 168, 2019.

ROSSi, L et al. Physical Activity of Children and Adolescents during the COVID-19 Pandemic-A Scoping Review. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 21, p.11440, 2021.

ROE, A.; BALAS, B. M.; DALLAND, P. The impact of COVID-19 and homeschooling on students' engagement with physical activity. Front Sports Act Living, v. 2, p.589227, 2021.

VIEIRA, V. R.; SILVA, J. V. P. da. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistemática. Pensar a Prática, v. 22, p. 54448, 2019.

World Health Organization. Coronavirus Disease (covid-19) Pandemic. 2020 Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Acesso em 01 nov.2020.

YAO, L. E et al. Barreiras à atividade física percebidas entre adultos da Malásia durante a pandemia de COVID-19: um estudo transversal. Rev Pesqui Fisioter. v. 11, n. 4, p. 702-710, 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Pereira de Oliveira, A., Brant Rocha, M. C., Brant Rocha, J. G., Margareth Chaves Pereira Reis, V., Ferreira Freitas, R., Santos Brant Rocha, J., & Aliane Fonseca, A. (2024). Fatores limitantes para a prática de atividade física de alunos do Ensino Fundamental II durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19. Revista Multidisciplinar, 37(2), 1-13. https://portalunifipmoc.emnuvens.com.br/rm/article/view/88