A percepção de discentes do curso de Direito sobre o uso das tecnologias digitais no ambiente academico

Autores

Palavras-chave:

TICs, Ensino, Direito

Resumo

A revolução tecnológica impulsionou a adoção das mídias digitais no ensino, trazendo dinamismo, ampliando conhecimentos e relações interpessoais. Este estudo buscou entender a percepção dos alunos sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino superior, considerando diferentes momentos formativos no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com questionários estruturados aplicados a alunos de três diferentes períodos acadêmicos, totalizando 28 questões avaliadas pela escala Likert. Os resultados revelaram que as mídias digitais na educação superior ampliam métodos de ensino e promovem o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais. Ficou evidente que alunos em início de curso valorizam o impacto futuro das TICs na formação profissional, enquanto os mais avançados não veem da mesma forma. Destaca-se ainda que, durante o isolamento, livros digitais e plataformas de streaming ganharam popularidade. Conclui-se que integrar mídias digitais ao currículo torna o ensino mais alinhado à realidade atual e incentiva o uso crítico da tecnologia. Os resultados ressaltam a importância da formação contínua dos docentes e da infraestrutura tecnológica. Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento da interação entre educação e tecnologia digital, reconhecendo a necessidade de estudos adicionais na área

Biografia do Autor

  • Valéria Silva de Brito, UNIMONTES

    Pós Graduanda em Formação Docente para a cultura Digital- UNIMONTES (2024). Mestranda em Educação pela UNIMONTES (2023). MBA em Gestão do Ensino Superior pela Cruzeiro do Sul ( 2021).Pós graduada em MARKETING E ADMINISTRAÇÃO - Universidade Gama Filho. - Belo Horizonte –MG (2011).  Pós - graduada em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E TUTORIA A DISTÂNCIA pela IPEMIG (2021).   Graduada em ADMINISTRAÇÃO pela Unopar (2022). Pós graduanda em Educação, bem-estar e Felicidade. Graduada em EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL E LICENTURA – Universidade Estadual de Montes Claros- MG(2007). Supervisora administrativa do SESI/ACIAPI Pirapora (2008/2009). Professora do Munícipio de Montes Claros no Ensino fundamental (2010/2011). Instrutora de Musculação e personal trainer (2009/2015). Atuou na faculdade Santo Agostinho - FASA Montes  Claros (2018-2022) como Assistente Administrativa. Foi secretária Acadêmica do Grupo Prominas (2023). Atualmente trabalha como analista Educacional no Centro Universitário UNIFIPMoc/Afya.

  • Naiara Vieira Silva Ivo, UNIMONTES

    Mestra em Administração (Gestão Estratégica das Organizações) pela FEAD/BH (2014).Especialista em Marketing Político pelas Faculdades Santo Agostinho (2004). Possui graduação em Comunicação Social pela Associação Educacional do Nordeste, Norte e Noroeste de Minas (2003) e Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (2015). Assessora de Comunicação e Marketing das Faculdades Santo Agostinho (2002 a 2012). É professora efetiva na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e do curso de Administração na Faculdade Santo Agostinho (2005-atual) na área de mercadologia e comunicação empresarial. Membro do corpo docente da Universidade Corporativa SEMESP. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), (2019). Coordenadora do curso de Administração na Faculdade Santo Agostinho (2016 a 2019/1). Diretora Acadêmica da Faculdade Santo Agostinho Montes Claros - Grupo Afya (2019-2022). Membro do Conselho Acadêmico da Casa Sociedade Civil de Montes Claros/MG (2019-2022). Gerente de Ensino Grupo Afya. 

Referências

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Publicado

2024-11-20