O papel da conciliação como instrumento de acesso à justiça e de promoção da cidadania
Palavras-chave:
Conciliação, Autocomposição, Acesso à justiça, CidadaniaResumo
O presente artigo tem como finalidade analisar o papel da conciliação como mecanismo de resolução de conflitos, como instrumento de acesso à justiça e promoção da cidadania, de modo a verificar a contribuição da conciliação como ferramenta garantidora do acesso à justiça e, consequentemente, dos direitos fundamentais. Dessa forma, foram feitas pesquisas exploratórias e qualitativas, utilizando-se do método dedutivo, em que se fundamenta em princípios gerais para se chegar a uma conclusão, transitando de ideias gerais para específicas, tendo sido utilizadas, ainda, as técnicas de pesquisas bibliográfica e documental por meio de consulta a artigos, legislação e dados estatísticos. Antes é possível concluir que o método de autocomposição aqui discutido representa importante avanço na garantia e na efetividade do direito constitucional de acesso à justiça, uma vez que possibilita a resolução de conflitos de forma mais célere e eficaz. Todavia, ainda que promissor e otimista, os métodos consensuais de resolução de conflito, em especial a conciliação, não geraram os resultados esperados, sendo esses ainda modestos, sendo necessária a divulgação e o incentivo à sua utilização.
Referências
ALMEIDA, Gregório Assagra de. Codificação do direito processual coletivo brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e arbitragem /Roberto Portugal Bacellar. São Paulo: Saraiva, 2012. – (Coleção saberes do direito; 53). 1. Arbitragem (Direito) - Brasil 2. Mediação - Brasil I. Título. II. Série.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: RT, 2016. Acesso em: 01 jul.de 2024.
BRASIL. Lei n.º 13.105, 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 mar. 2015. Acesso em: 01jul.de 2024.
BRASIL. Lei n.º 13.140, de 26 de junho de 2015. Institui a Lei de Mediação.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2015. Acesso em: 01 jul.de 2024.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 18ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em números 2024. Conselho Nacional de Justiça. Brasília: CNJ, 2024.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução 125, de 29 de novembro de 2010. Conselho Nacional de Justiça. Brasília: CNJ, 2010.
COSTA, Márcia Jerônima Felix da Silva; FONSECA, Samira Andraos Marquezin. O acesso à justiça sob a perspectiva do exercício da cidadania e garantia da dignidade humana. Anais do V Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, Universidade de Ribeirão Preto n. 5, p. 907-929, out. 2017. ISSN 2358-1557.
FILHO SAID, Fernando Fortes. A Morosidade Da Prestação Jurisdicional como Obstáculo para Efetivação do Direito de Acesso à Justiça: A Arbitragem Enquanto Alternativa à Crise do Judiciário. Florianópolis: CONPENDI, 2015. Disponível em:
https://www.conpedi.org.br/publicacoes/c178h0tg/tvzbjiq9/0kms2NILnpOidX1y.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.
GALANTER, Marc. Introduction: compared to what? Assessing the quality of dispute resolution. Denver University Law Review, v. 66, n. 3, p. 13-14, 1989.
IVO, Jasiel; TORRES, Sérgio. Acesso à justiça e cidadania: de como os meios consensuais de solução e prevenção de conflitos podem fortalecer a cidadania e restaurar os laços comunitários. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 45, n. 2, 2022. DOI: 10.5216/rfd.v45i2.68261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/68261. Acesso em: 20 out. 2024.
TAKAHASHI, Bruno; et al. Manual de mediação e conciliação na Justiça Federal. Brasília: Conselho da Justiça Federal, 2019.
SILVA, Ana Carolina Vasconcelos Silva. As práticas de mediação e conciliação como instrumento de exercício da cidadania plena: uma releitura sob a ótica da ação comunicativa. 2015. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2015.
SOUSA, Elaine Cristina da Silva; et al. Modelo multiportas de solução de conflitos: Um estudo sobre o uso da mediação e da conciliação como instrumentos de efetivação do acesso à justiça. Revista da Escola Judiciária do Piauí, Teresina, v. 2, n.º 2, 2020. Disponível em: https://www.tjpi.jus.br/revistaejud/index. php/escolajudiciariapiaui/article/view/75/61. Acesso em: 20 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saulo Borges Feliciano, João Gonçalves Lopes, Sara Suzane Duarte Pereira, Rodrigo Leal Teixeira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.