Ações afirmativas, assistência estudantil e o combate à evasão discente no âmbito da Unimontes
Palavras-chave:
Inclusão social, Assistência estudantil, Ações afirmativas, EvasãoResumo
As ações afirmativas emergem como instrumentos de justiça social, voltadas para corrigir desigualdades históricas que afetam grupos discriminados por fatores como raça, gênero e condição socioeconômica. Embora os direitos assegurados pela Constituição Federal garantam igualdade teórica, a persistência de desigualdades requer a implementação de medidas inclusivas. Este artigo analisa a relação entre ações afirmativas e permanência estudantil na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com foco na eficácia das políticas de assistência estudantil para reduzir a evasão escolar e promover a inclusão. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseou-se em análise bibliográfica, documental e dados da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Os resultados demonstram que, entre 2021 e 2023, essas políticas contribuíram significativamente para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, por meio de auxílios financeiros, inclusão digital e bolsas de estágio, evidenciando uma adequação crescente às demandas acadêmicas e sociais.
Ao reforçar o papel estratégico da assistência estudantil, os avanços alcançados refletem o compromisso da Unimontes em reduzir desigualdades e consolidar-se como referência em educação superior inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento social e educacional de Minas Gerais.
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