O pacto de San Jose da Costa Rica e sua aplicação na proteção dos direitos dos povos indígenas na América
Palavras-chave:
Proteção dos Direitos Indígenas, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Pacto de San José da Costa RicaResumo
O presente artigo aborda a aplicação do Pacto de San José da Costa Rica na proteção dos direitos dos povos indígenas na América Latina, destacando sua relevância no contexto jurídico internacional e seus impactos nas políticas nacionais. O Pacto, instrumento fundamental da Corte Interamericana de Direitos Humanos, estabelece uma base normativa para a proteção dos direitos humanos, com especial atenção às populações indígenas, cujas especificidades são frequentemente negligenciadas. O artigo examina o papel da Corte Interamericana na interpretação evolutiva do Pacto, com ênfase em casos emblemáticos que garantiram direitos fundamentais aos povos indígenas, como o direito à consulta prévia, livre e informada, e o reconhecimento da terra como um direito territorial. Além disso, a análise considera os desafios e avanços na implementação dessas normas nas políticas nacionais, destacando a resistência e os avanços das organizações indígenas no Brasil e na América Latina. O artigo conclui com perspectivas para o fortalecimento da proteção dos direitos indígenas, enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo dos Estados para a efetiva implementação dos direitos previstos no Pacto, adaptando as legislações nacionais à realidade das populações indígenas, muitas vezes marginalizadas.
Referências
ACUÑA, C. A. O direito à consulta prévia, livre e informada e os povos indígenas da América Latina. Revista Jurídica da OEA, v. 10, n. 19, p. 165-183, 2016.
ALMEIDA, A. F. Povos Indígenas e os Direitos Humanos: O Impacto das Organizações Indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2019.
ANAYA, J. Indigenous Peoples in International Law. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CARVALHO, A. M. Política Indígena no Brasil: Resistência e Avanços no Contexto Internacional. Revista de Estudos Sociais, v. 14, n. 2, p. 215-230, 2018.
COSTA, E. A. A legislação brasileira e os direitos indígenas: O que falta para garantir a proteção efetiva? Revista Brasileira de Direito Constitucional, v. 11, n. 2, p. 78-101, 2021.
CÚNEO, G. P. A resistência indígena nas redes sociais: O uso das tecnologias na defesa dos direitos humanos. Revista de Direitos Humanos e Tecnologias, v. 12, n. 3, p. 45-67, 2020.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso González e outras (“Campo Algodonero”) vs. México. Sentença de 16 de novembro de 2009.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Mayagna (Sumo) Awas Tingni vs. Nicarágua. Sentença de 31 de agosto de 2001.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Povo Kaliña e Lokono vs. Suriname. Sentença de 25 de novembro de 2015.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Povo Kichwa de Sarayaku vs. Equador. Sentença de 27 de junho de 2012.
GARCÍA RAMÍREZ, S. La interpretación evolutiva en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. Revista IIDH, v. 54, p. 5-25, 2011.
GROSSMAN, C. The Inter-American Human Rights System: Challenges and Contributions. The American Journal of International Law, v. 112, n. 1, p. 1-15, 2018.
MIGNOLO, W. D. The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.
OLIVEIRA, T. L. Organizações Indígenas no Brasil: Desafios e Perspectivas para a Mobilização Social. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020.
PASQUALUCCI, J. M. The Practice and Procedure of the Inter-American Court of Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
RIBEIRO, D. O Brasil Indígena: Uma Análise das Políticas Públicas de Educação e Saúde. São Paulo: Editora Universitária, 2017.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SOUZA, J. S. A Corte Interamericana e a proteção dos direitos indígenas: Avanços e desafios". Revista de Direito Internacional, v. 8, n. 1, p. 32-56, 2019.
TERENA, Eloy. A luta dos povos indígenas e a proteção ambiental no Brasil. Ministério dos Povos Indígenas, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/povosindigenas. Acesso em: 1 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Murilo Antunes da Mata (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.