Artes plásticas da beleza ao mercado
repercussões jurídicas
Palavras-chave:
Artes plásticas, Direito autoral, Novos direitosResumo
Este artigo tem o desiderato de estudar o direito do autor com enfoque nas artes plásticas e o seu mercado. Para tanto, serão feitos aportes acerca da história das artes plásticas para identificar em que momento a criação passa a ser vista como produto a ser comercializado. Outro enfoque desse artigo é analisar a legislação nacional, e como ela se desenvolveu ao longo dos tempos para proteger o direito do autor, e se de fato esse direito é respeitado nas diversas possibilidades que envolvem o mercado das artes, a exemplo da alienação de uma obra, o direito de exposição, o direito de sequência na revenda e o direito de multiplicação. Por fim, foram utilizados alguns exemplos de casos concretos de repercussão no âmbito jurídico, cujos objetos se pautaram no direito do autor de artes plásticas no Brasil e como os tribunais trataram o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.