Impactos da quebra da cadeira de custódia na prova pericial
lições do Caso Evandro
Palavras-chave:
Cadeia de custódia, Prova pericial, Caso Evandro, Prova, Erro judicialResumo
Este artigo explora os graves impactos da quebra da cadeia de custódia da prova pericial, usando o caso de Evandro Ramos Caetano como exemplo emblemático. Em 1992, Evandro, um menino de 6 anos, foi brutalmente assassinado em Guaratuba, Paraná. A investigação resultou em condenações controversas, com evidências físicas cruciais, como roupas encontradas na cena do crime, sendo manuseadas de maneira inadequada. Essas falhas comprometeram a integridade das provas apresentadas em tribunal, levantando dúvidas sobre a justiça das condenações de Antonio Donizete Gonçalves e Absolon Pedroso de Souza, acusados pelo crime. A pesquisa doutrinária e jurisprudencial enfatiza como a negligência na cadeia de custódia não apenas mina a credibilidade das evidências, mas também distorce o resultado dos processos judiciais, potencialmente resultando em erros judiciários graves. Assim, o caso Evandro destaca a necessidade urgente de procedimentos robustos e treinamento adequado para garantir a integridade da cadeia de custódia, fundamental para proteger os direitos individuais e promover a justiça no sistema penal.
Referências
BRASIL. Lei nº 13.964 de 24 de dezembro de 2019. Institui o pacote anticrime e altera o Decreto-Lei nº 3.689 de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal para dispor sobre a cadeia de custódia dos vestígios. Diário Oficial da União: seção 1 Brasília DF ano 157 nº 248 p. 1-8 24 dez. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm.
CAPEZ F. Curso de Processo Penal. 23. ed. São Paulo: Saraiva 2017.
GRECO R. Manual de Processo Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Impetus 2019.
TOURINHO FILHO, F. H. Processo Penal. 37. ed. São Paulo: Saraiva 2018.
NUCCI G. R. Código de Processo Penal Comentado. 18. ed. São Paulo: Forense 2019.
PRADO G. A. Curso de Direito Penal Brasileiro. 15. ed. São Paulo: RT 2021.
SANTOS Ivan Mizanzuk dos. O Caso Evandro: Sete acusados duas polícias o corpo e uma trama diabólica. São Paulo: Editora HarperCollins 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A. Autores mantém ciência da política de acesso aberto e de democratização de conteúdo com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
B. A disseminação, registro, publicação em repositórios, índices, currículos e outros materiais é recomendada de modo promover a difusão do conhecimento para o maior número de usuários possível.
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em veículos científicos ou midiáticos de popularização da ciência ou de educação em qualquer segmento, a fim de promover a difusão do conhecimento e prestar serviço à comunidade com ampliação do impacto do periódico e do trabalho publicado.