Orientação de trabalhos científicos no âmbito do curso de Direito do UNIFIPMoc

um método criado a partir da experiência vivenciada pelo Núcleo de TCC

Autores

  • Ana Paula de Souza Reis Assis Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Ana Paula Teixeira Fernandes Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Anna Paula Lemos Santos Peres Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Keila das Dores Alves Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Lara Maia Silva Gabrich Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Leandro Luciano Silva Ravnjak Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Luciana Gomes Marques Galvão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor
  • Rodrigo Leal Teixeira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Silvia Batista Rocha Machado Batista Rocha Machado Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor
  • Tacyana Karoline Araújo Lopes Karoline Araújo Lopes Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) Autor

Palavras-chave:

Trabalho de conclusão de curso, Pesquisa, Metodologias ativas de aprendizagem

Resumo

Este estudo analisa a combinação de metodologias ativas de aprendizagem aplicadas numa instituição de ensino superior, a UNIFIPMoc, no período compreendido de 2007 a 2021. Considerando uma releitura construtivista e a humanização do atendimento em termos de relacionamento orientador e orientando, durante a produção do trabalho de conclusão de curso (TCC), compreendendo a construção de procedimentos específicos para a organização dos trabalhos de orientação. Tem por objetivo evidenciar o método criado para orientação de trabalhos científicos a partir da experiência vivenciada durante a orientação de TCC na graduação em Direito. Trata-se de um relato de experiência, resultado de práxis, docente e discente, na produção do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do Curso de Direito da UNIFIPMoc. Nessa direção, a experiência de escrita coletiva aqui elaborada buscou a contribuição de grandes pensadores sobre metodologias de aprendizagem, destacando-se Piaget [(1987)], Ausbel (2000), Edgar Morin (2015), Novak e Gowin (1996) e Moreira (2011). Dentre os problemas advindos da 

orientação de trabalhos científicos de modo tradicional no âmbito do curso de Direito, despontou a formação de uma demanda reprimida em sistema de dependência e desídia dos alunos, que demonstravam uma grande dificuldade de evoluir na elaboração dos trabalhos científicos. O incentivo para a formação de um Núcleo de Professores Orientadores qualificados contribuiu para a reflexão quanto aos procedimentos adequados ao processo de orientação estabelecidos no curso do tempo. Em busca de maior organização e otimização dos trabalhos e das relações de orientação, tais procedimentos, aliados à utilização de metodologias ativas combinadas, foram relevantes para estabelecer um atendimento humanizado aos alunos. Reunidas, essas iniciativas criaram um método próprio de orientação ao TCC na graduação em Direito da UNIFIPMoc, consubstanciado na organização de procedimentos específicos para a orientação de TCC, na reestruturação da grade curricular, na utilização de metodologias ativas de aprendizagem combinadas. Esse método impulsionou o desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito do curso Direito, apesar dos desafios em relação aos processos de formação acadêmica na sociedade contemporânea, contribuindo para a redução da demanda reprimida em sistema de dependência, melhorando o índice de aprovação de alunos regulares, bem como influenciando positivamente para a qualidade final dos trabalhos de TCC.

Biografia do Autor

  • Ana Paula de Souza Reis Assis, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Mestre em Sociedade, Ambiente e Território (UFMG/Unimontes)

  • Ana Paula Teixeira Fernandes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Mestre em Desenvolvimento Social (Unimontes)

  • Anna Paula Lemos Santos Peres, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutora em Desenvolvimento Social (Unimontes).

  • Keila das Dores Alves, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Mestre em História (Unimontes).

  • Lara Maia Silva Gabrich, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Mestre em Direito Ambiental (ESDHC). Professora do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Leandro Luciano Silva Ravnjak, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Doutor em Educação (UFMG). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Luciana Gomes Marques Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre em Sociedade, Ambiente e Sociedade (UFMG).

  • Rodrigo Leal Teixeira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Mestre em Direito (FUMEC). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Silvia Batista Rocha Machado Batista Rocha Machado, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Especialista em Direito Público (Newton Paiva).

  • Tacyana Karoline Araújo Lopes Karoline Araújo Lopes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

    Doutora em Sociologia (UFMG).

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Publicado

2024-06-04